CARNAVAL 2024

Coreia do Norte testa mísseis de cruzeiro lançados por submarino, diz mídia estatal

Por Jack Kim

SEUL (Reuters) – A Coreia do Norte testou seus novos mísseis de cruzeiro lançados por submarino (SLCM) no domingo, disparando um míssil atualizado pela segunda vez em uma semana e acelerando o armamento nuclear de sua Marinha, informou a mídia estatal nesta segunda-feira.

O líder Kim Jong Un supervisionou o teste do míssil, chamado “Pulhwasal-3-31”, que é idêntico aos mísseis estratégicos de cruzeiro que a Coreia do Norte lançou em teste na semana passada como parte da atualização de seu sistema de armas.

A agência de notícias estatal KCNA e o jornal oficial Rodong Sinmun disseram que os mísseis voaram acima do mar na costa leste do país por 7.421 segundos e 7.445 segundos e atingiram um alvo em uma ilha não especificada, indicando que o tempo de voo ultrapassou duas horas.

Kim classificou o teste como um sucesso, informou a KCNA, “o que é de importância estratégica para a execução do plano… para a modernização do Exército, que visa à construção de uma poderosa força naval”.

As Forças Armadas da Coreia do Sul disseram no domingo que o Norte disparou vários mísseis de cruzeiro em sua costa, mas não forneceram detalhes. Na segunda-feira, disseram que o tempo de voo alegado era um exagero, afirmando que rastrearam os mísseis em tempo real e também minimizaram a possibilidade de terem sido impulsionados por combustível sólido.

Na semana passada, a Coreia do Norte afirmou que havia testado um novo míssil de cruzeiro estratégico, dando a entender que foi projetado para transportar uma ogiva nuclear, mas na ocasião não mencionou que estava sendo desenvolvido para lançamento por submarino.

(Reportagem de Jack Kim)

CARNAVAL 2024

Veja também

NOVA BAHIA