CARNAVAL 2024

Conheça diferentes histórias de soldados PMs e BMs que adotaram o posto como missão

No Dia do Soldado, a SSP reforça a importância desses profissionais na vida dos baianos

Disciplina, garra e dedicação fazem parte das características dos homens e mulheres, soldados e soldadas do Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar da Bahia (CBMBA/PMBA).

E para celebrar a data que marca o dia desses profissionais – 25 de agosto – experiências e histórias de servidores que atuam em ações preventivas, ostensivas, emergenciais, operacionais e sociais vão demonstrar a grande importância de suas atuações para os baianos.

Polícia Comunitária

Formar cidadãos conscientes é uma das missões do soldado Kleber Reis da Silva Cursino, 39 anos, que serve a Polícia Militar há 14, e há 12 atua na Base Comunitário de Segurança (BCS) do Calabar. Além de fazer parte do policiamento comunitário e preventivo na região, o militar é instrutor de aulas de judô, por meio do projeto “Luta Cidadã”. Crianças, jovens e adultos são beneficiados com a atuação do soldado, que também é faixa preta há oito anos.

“Me sinto realizado em poder compartilhar meus conhecimentos, que levam melhores expectativas de vida aos aprendizes. Além de promover uma aproximação dessas pessoas com a instituição, o esporte é uma maneira de combater a criminalidade, na formação de homens e mulheres com valores”, ressaltou o judoca.

Foto: Ascom SSP/Poliana Lima
Foto: Ascom SSP/Poliana Lima

Operacional

Realizar o trabalho preventivo, ostensivo, escoltas, entre outras atividades por meio do motopatrulhamento faz parte da rotina da soldada Anna Carolina Lemos de Menezes Conceição, 30 anos, lotada no Esquadrão de Motocicletas Águia da PM. A militar que faz parte da turma de recém-chegados à corporação, teve como influência para seguir carreira o pai e avô, ambos militares.

“Aqui eu consigo unir minha paixão por motos a essa profissão tão nobre. Tive a certeza disso durante a formação, na realização do curso Básico de Motocicleta Policial. Creio que com essas habilidades poderei ajudar a especializada na missão de proteger vidas”, concluiu.

Foto: Ascom SSP/Poliana Lima
Foto: Ascom SSP/Poliana Lima

Dedicados a salvar vidas

Há sete anos a serviço do CBMBA, o soldado Daniel Sacramento Cerqueira Barros, 37, lotado no 13ª Batalhão de Bombeiros Militar (BBM/Bmar) e especialista em salvamento aquático, contou que decidiu ingressar na corporação pelo grande incentivo que recebeu da mãe, além de destacar uma ocorrência que marcou sua carreira, atendida em março deste ano.

“Eu e os demais da guarnição já estávamos indo embora, quando ouvimos gritos de desespero. Lembro que o mar estava revolto, vento intenso e não tínhamos muita visibilidade. Fomos guiados até a vítima pela voz de aflição. Com o uso de um rescue tube, tipo de equipamento utilizado para flutuar, conseguimos realizar o resgate”, disse o militar, acrescentando que o alívio dos familiares serviu de recompensa.

Foto: Ascom SSP/Poliana Lima
Foto: Ascom SSP/Poliana Lima

Já a soldada Sandi Pereira Gomes Nobre, 25 anos, lotada no 12º BBM/Salvar, unidade especializada em atendimento a emergências médicas e pré hospitalares na capital e Região Metropolitana de Salvador, possui uma rotina de alerta. Especialista em atendimento pré-hospitalar e salvamento veicular, ela explica que realiza um trabalho delicado, que exige muita atenção e zelo.

“As ocorrências mais frequentes são que envolvem trauma com vítimas de colisão de moto, carro, queda e ainda tem as excepcionais, como são casos de gestantes que dão a luz antes de chegar numa unidade de saúde e precisam do nosso auxílio”, detalhou o dia a dia.

Foto: Ascom SSP/Poliana Lima
Foto: Ascom SSP/Poliana Lima

Essas são algumas das diversas histórias se dedicação, superação e entrega dos soldados e soldadas que orgulham a Secretaria da Segurança Pública da Bahia.

CARNAVAL 2024

Veja também

NOVA BAHIA