NOVA BAHIA 2024

Conheça 8 carros elétricos previstos para chegar ao Brasil em 2022

De pequenos veículos urbanos a grandes modelos de luxo, segmento de elétricos será movimentado neste ano

Com cada vez mais restrições aos veículos a combustão aparecendo no mundo todo, nada é mais natural do que o surgimento de diversos carros elétricos.

Mesmo estando atrasado na adoção de modelos movidos por bateria, o mercado brasileiro ainda deve receber uma série de novos veículos 100% elétricos ao longo de 2022.

Separamos uma lista com oito carros elétricos que já estão confirmados para chegar ao Brasil. Confira:

BMW iX

Lançado nos Estados Unidos em junho, o BMW iX faz parte da ofensiva de modelos elétricos da marca alemã. Com carroceria de SUV e porte similar ao do atual X3 a combustão, o carro causou polêmica pelo visual da dianteira, mas tem diversos atributos para compensar.

Ele é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo, provendo tração integral. Eles são capazes de entregar 523 cv de potência. As baterias têm 111,5 kWh de capacidade, o suficiente para uma autonomia declarada de 500 km.

Nos Estados Unidos, os preços partem de US$ 82.300 (cerca de R$ 460.147).

Lançado nos Estados Unidos em junho, o BMW iX é esperado no Brasil neste ano
Crédito: Divulgação

BMW i4

Outro elétrico da BMW que desembarcará no país ainda em 2022 é o i4. Revelado em março do ano passado, o sedã já teve toda sua produção para 2021 vendida, tendo mais pedidos até que o iX.

Similar ao BMW Série 3, o i4 pode ter um ou dois motores elétricos entregando, respectivamente, 335 cv e 536 cv. A autonomia, por sua vez, é de 500 km e 400 km.

O preço inicial nos Estados Unidos é de US$ 56.395 (cerca de R$ 315.310).

Outro elétrico da BMW que desembarcará no país ainda em 2022 é o i4
Crédito: Divulgação

BYD Tan

Estreando no mercado brasileiro já com carros elétricos, a chinesa BYD (Build Your Dreams) trará ainda no primeiro semestre de 2022 o Tan, um SUV médio.

Com dois motores e tração integral, ele oferece 517 cv e 69,4 kgfm de torque. A autonomia oferecida pela bateria de 86,4 kWh chega a 472 km em uso urbano.

O preço ainda não foi oficializado, mas deve ficar entre R$ 400 mil e R$ 500 mil.

A chinesa BYD (Build Your Dreams) trará ainda no primeiro semestre deste ano o Tan, um SUV médio
Crédito: Divulgação

BYD Han

Assim como a BMW, a BYD chegará por aqui com o SUV e também com um sedã elétrico. É o Han, carro que se assemelha em porte a um modelo grande. As especificações para o Brasil, assim como o preço, ainda não foram confirmadas.

Lá fora, ele pode ter um motor elétrico de 222 cv, ou dois entregando 494 cv. A autonomia, respectivamente, chega a 605 km e 550 km. A bateria de 77 kWh é a mesma em ambos os casos.

Assim como a BMW, a BYD chegará por aqui com o SUV e também com um sedã elétrico, o Han
Crédito: Divulgação

Chery EQ1

Nem só de grandes SUVs e sedãs de luxo viverá o mercado de carros elétricos nacional em 2022. Um dos modelos pequenos e mais acessíveis que pode chegar ao Brasil neste ano é o Chery EQ1.

Ele tem estrutura de alumínio e pesa apenas 1.005 kg. Com baterias de 55 kWh, promete até 402 km de autonomia com uma carga.

Há rumores de que ele chegará por aqui como o novo elétrico mais barato do Brasil. Para isso, precisará custar menos que os R$ 164.900 cobrados pelo JAC E-JS1 atualmente.

Um dos modelos pequenos e mais acessíveis que pode chegar ao Brasil neste ano é o Chery EQ1
Crédito: Divulgação

Chevrolet Bolt

Um dos primeiros elétricos a chegar ao Brasil, o Chevrolet Bolt ganhou nova geração nos Estados Unidos ainda em 2021. O carro tinha sido prometido para cá também para o ano passado, mas atrasou por uma série de recalls, pois suas baterias começaram a pegar fogo no mercado norte-americano.

Devendo chegar agora em 2022, o novo Bolt tem 203 cv de potência a partir do motor único na dianteira, baterias de 66,7 kWh e 416 km de autonomia.

A pré-venda de 20 unidades por aqui já esgotou, e o carro estava saindo por R$ 317.000, valor que deve ser corrigido para cima.

O novo Chevrolet Bolt também deve chegar neste ano no BrasilCrédito: Divulgação

Renault Kwid elétrico

O Renault Kwid está prestes a receber mudanças. Mas essa não será a única novidade do carro, pois sua versão elétrica também deve chegar por aqui em 2022.

Ela já é oferecida na China como Renault City K-ZE e na Europa como Dacia Spring. Os números, porém, são modestos. São 44 cv de potência, baterias de 26,8 kWh, velocidade máxima de 125 km/h e autonomia máxima em uso urbano de 295 km.

Na Europa, o Dacia Spring custa 17.890 euros (R$ 113.433) e é fabricado na China.

O Renault Kwid está prestes a receber mudanças, com sua versão elétrica. Ela já é oferecida na China como Renault City K-ZE e na Europa como Dacia Spring
Crédito: Divulgação

Volvo C40

A Volvo é uma das empresas mais adiantadas em seu plano de eletrificação para o Brasil. Em 2021, todos os seus carros já eram híbridos. A partir deste ano, o XC40 será oferecido somente como elétrico e as ações não vão parar por aí.

Em 2022 também deve chegar por aqui o C40, um SUV cupê derivado do XC40. Podendo ter um ou dois motores, entrega até 408 cv de potência. As baterias de 75 kWh fornecem autonomia de até 438 km.

Em 2022 também deve chegar por aqui o Volvo C40, um SUV cupê derivado do XC40
Crédito: Divulgação
SIEL GUINCHOS

Veja também

GOVERNO DA BAHIA