De pequenos veículos urbanos a grandes modelos de luxo, segmento de elétricos será movimentado neste ano
Com cada vez mais restrições aos veículos a combustão aparecendo no mundo todo, nada é mais natural do que o surgimento de diversos carros elétricos.
Mesmo estando atrasado na adoção de modelos movidos por bateria, o mercado brasileiro ainda deve receber uma série de novos veículos 100% elétricos ao longo de 2022.
Separamos uma lista com oito carros elétricos que já estão confirmados para chegar ao Brasil. Confira:
BMW iX
Lançado nos Estados Unidos em junho, o BMW iX faz parte da ofensiva de modelos elétricos da marca alemã. Com carroceria de SUV e porte similar ao do atual X3 a combustão, o carro causou polêmica pelo visual da dianteira, mas tem diversos atributos para compensar.
Ele é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo, provendo tração integral. Eles são capazes de entregar 523 cv de potência. As baterias têm 111,5 kWh de capacidade, o suficiente para uma autonomia declarada de 500 km.
Nos Estados Unidos, os preços partem de US$ 82.300 (cerca de R$ 460.147).
BMW i4
Outro elétrico da BMW que desembarcará no país ainda em 2022 é o i4. Revelado em março do ano passado, o sedã já teve toda sua produção para 2021 vendida, tendo mais pedidos até que o iX.
Similar ao BMW Série 3, o i4 pode ter um ou dois motores elétricos entregando, respectivamente, 335 cv e 536 cv. A autonomia, por sua vez, é de 500 km e 400 km.
O preço inicial nos Estados Unidos é de US$ 56.395 (cerca de R$ 315.310).
BYD Tan
Estreando no mercado brasileiro já com carros elétricos, a chinesa BYD (Build Your Dreams) trará ainda no primeiro semestre de 2022 o Tan, um SUV médio.
Com dois motores e tração integral, ele oferece 517 cv e 69,4 kgfm de torque. A autonomia oferecida pela bateria de 86,4 kWh chega a 472 km em uso urbano.
O preço ainda não foi oficializado, mas deve ficar entre R$ 400 mil e R$ 500 mil.
BYD Han
Assim como a BMW, a BYD chegará por aqui com o SUV e também com um sedã elétrico. É o Han, carro que se assemelha em porte a um modelo grande. As especificações para o Brasil, assim como o preço, ainda não foram confirmadas.
Lá fora, ele pode ter um motor elétrico de 222 cv, ou dois entregando 494 cv. A autonomia, respectivamente, chega a 605 km e 550 km. A bateria de 77 kWh é a mesma em ambos os casos.
Chery EQ1
Nem só de grandes SUVs e sedãs de luxo viverá o mercado de carros elétricos nacional em 2022. Um dos modelos pequenos e mais acessíveis que pode chegar ao Brasil neste ano é o Chery EQ1.
Ele tem estrutura de alumínio e pesa apenas 1.005 kg. Com baterias de 55 kWh, promete até 402 km de autonomia com uma carga.
Há rumores de que ele chegará por aqui como o novo elétrico mais barato do Brasil. Para isso, precisará custar menos que os R$ 164.900 cobrados pelo JAC E-JS1 atualmente.
Chevrolet Bolt
Um dos primeiros elétricos a chegar ao Brasil, o Chevrolet Bolt ganhou nova geração nos Estados Unidos ainda em 2021. O carro tinha sido prometido para cá também para o ano passado, mas atrasou por uma série de recalls, pois suas baterias começaram a pegar fogo no mercado norte-americano.
Devendo chegar agora em 2022, o novo Bolt tem 203 cv de potência a partir do motor único na dianteira, baterias de 66,7 kWh e 416 km de autonomia.
A pré-venda de 20 unidades por aqui já esgotou, e o carro estava saindo por R$ 317.000, valor que deve ser corrigido para cima.
Renault Kwid elétrico
O Renault Kwid está prestes a receber mudanças. Mas essa não será a única novidade do carro, pois sua versão elétrica também deve chegar por aqui em 2022.
Ela já é oferecida na China como Renault City K-ZE e na Europa como Dacia Spring. Os números, porém, são modestos. São 44 cv de potência, baterias de 26,8 kWh, velocidade máxima de 125 km/h e autonomia máxima em uso urbano de 295 km.
Na Europa, o Dacia Spring custa 17.890 euros (R$ 113.433) e é fabricado na China.
Volvo C40
A Volvo é uma das empresas mais adiantadas em seu plano de eletrificação para o Brasil. Em 2021, todos os seus carros já eram híbridos. A partir deste ano, o XC40 será oferecido somente como elétrico e as ações não vão parar por aí.
Em 2022 também deve chegar por aqui o C40, um SUV cupê derivado do XC40. Podendo ter um ou dois motores, entrega até 408 cv de potência. As baterias de 75 kWh fornecem autonomia de até 438 km.