NOVA BAHIA 2024

Concurso BA: confira as próximas oportunidades da Bahia em 2018!

O ano novo será um bom momento para os concurseiros aproveitarem as oportunidades no estado da Bahia. De acordo com a Lei Orçamentária Anual do estado, serão ofertados diversos concursos para cargos de todos os níveis. O grande destaque será o concurso para a Secretaria de Educação, que tem previsão de ofertar mais de 4 mil vagas. (Concurso BA)

Confira os concursos previstos para o ano de 2018 na Bahia:

Concursos Bahia 2018 (Concurso BA)

TCE-BA – Tribunal de Contas do Estado da Bahia 

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (Concurso TCE BA) programa realizar um novo concurso público este ano. De acordo com a Lei Orçamentária Anual (LOA), o TCE BA contratará 24 novos profissionais por meio do concurso TCE BA. O órgão também garantiu recursos para contratação da empresa que organizará o certame. Os cargos que serão contempladas, requisitos e demais detalhes ainda dependem de anúncio.

A última vez que abriu concurso TCE BA, em 2014, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi a organizadora. Foram oferecidas vagas para as funções de analista de controle externo e agente público, ambos com requisito de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial das carreiras poderia alcançar R$ 12 mil, devido à inclusão da parcela variável pelo exercício do controle externo. Os inscritos foram avaliados por meio de provas objetivas e exame discursivo. O concurso teve validade de um ano.

TCM-BA – Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (Concurso TCM BA) obteve do governo estadual orçamentos Fiscal e da Seguridade Social, em crédito suplementar, para abertura e realização de seu concurso público para as carreiras de Auditor Estadual de Controle Externo e Auditor Estadual de Infraestrutura, ambos de nível superior. O concurso TCM BA já conta com comissão e autorização.

O último concurso TCM BA foi realizado em 2004 para carreiras de nível médio e superior, incluindo auditor, com 5 vagas. O certame foi executado pelo Instituto Brasileiro de Seleção Pública – IBRASP.

MP-BA – Ministério Público da Bahia

O próximo concurso previsto para o Ministério Público da Bahia deve ofertar 130 vagas, de acordo com a Lei Orçamentária Anual do estado. Apesar da previsão ser para a próxima oportunidade, a última seleção pública ainda está em validade.

O último concurso do MP BA foi realizado em 2017, na época foram oferecidas 61 vagas imediatas para as carreiras de analista técnico e assistente técnico-administrativo. Apesar disso, na época do certame se encontravam desocupados 531 cargos.

DPE-BA – Defensoria Pública da Bahia

De acordo com a LDO, a Defensoria Pública da Bahia está programando um novo concurso para 2018, a ideia é ofertar 100 vagas para o órgão. Atualmente, o salário inicial para o cargo de Defensor é de R$ 20 mil, e exige nível superior em direito para os candidatos exercerem o cargo.

O último concurso da DPE BA foi realizado em 2016, na época foram ofertadas 17 vagas para a carreira de Defensor.

SAEB  – Secretaria de Administração do Estado da Bahia

A Secretaria de Administração do Estado da Bahia deve abrir um novo concurso público no próximo ano, de acordo com a LDO serão ofertadas 30 vagas para o órgão.

SEE-BA – Secretaria da Educação do Estado da Bahia

O governador Rui Costa anunciou irá ser publicado o concurso para professores da rede estadual de ensino. São previstas 4497 vagas para professores e coordenadores pedagógicos, com vínculo de 40 horas semanais, para a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (Concurso Professor Bahia). A empresa organizadora já foi contratada pelo governo e agora o cronograma do certame é finalizado. O planejamento e estrutura ficará com a Fundação Carlos Chagas (FCC).

O último concurso foi realizado em 2010, nele foram ofertadas 3.200 (três mil e duzentas) vagas para o cargo de Professor Padrão P – Grau 1 da carreira do Magistério Público do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Estado da Bahia, além, da formação de cadastro de reserva. A organização foi do antigo CESPE/UnB.

Para concorrer os candidatos precisavam possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de licenciatura plena específica para a Disciplina a que está concorrendo, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

SEFAZ-BA – Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia

Desde 2016 a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia está planejando realizar um novo certame, porém, segundo a Lei Orçamentária Anual, o concurso público deve ser publicado em 2018. A previsão é de 60 vagas.

O último concurso para o órgão aconteceu em 2004 e ofertou 60 vagas para o cargo de Auditor de Tributos, destas 48 foram para a área de Administração, Finanças e Controle Interno e 12 para a área de Tecnologia da Informação.

O requisito é curso Superior, a depender do cargo, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), concluído e com registro no órgão competente, em: Administração; Ciências Econômicas; Ciências Contábeis; Direito; Engenharia; Informática; Sistemas de Informação; Ciência da Computação; ou Processamento de Dados.

SJDHDS – Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social

A Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social vai realizar um novo concurso público para preencher 15 vagas. Ainda não há maiores informações sobre a oportunidade.

A finalidade da SJDHDS é executar políticas públicas voltadas à proteção e promoção dos direitos humanos, bem como planejar, coordenar, executar e fiscalizar as políticas de desenvolvimento social, de segurança alimentar e nutricional e de assistência social.

SSP-BA – Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia

A Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia é responsável por todo o setor de segurança do estado, e de acordo com informações da Lei Orçamentária Anual, um novo concurso público com oferta de 170 vagas será publicado em 2018.

O último concurso para a Secretaria de Segurança Pública da Bahia foi realizado em 2008, na época foram ofertadas 650 vagas para carreiras de nível médio!

SEC -BA – Secretaria de Cultura da Bahia

Nos últimos anos a Secretaria de Cultura da Bahia realizou apenas processos seletivos simplificados, para contratação temporária de funcionários para o quadro de pessoal do órgão. Mas de acordo com a Lei Orçamentária Anual, um novo concurso público está sendo planejado para 2018, porém, a previsão de oferta é de apenas 8 vagas.

SEDUR – Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo

A Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo é responsável por supervisionar, acompanhar, fiscalizar e planejar os cumprimentos das normas relativas ao ordenamento de uso e ocupação do solo do Município de Salvador. Serão 18 vagas para o próximo concurso público do órgão, que está previsto para ser realizado em 2018.

SEINFRA – Secretaria de Infraestrutura da Bahia

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia foi criada após serem extintas as Secretarias de Energias, Transportes e Comunicação e Recursos Hídricos. O órgão é responsável desde avaliação da política de energia, transportes e comunicação, até a definição de diretrizes e limites de atuação do setor privado, no que concerne o uso de energia.

A previsão é que o órgão realize um novo concurso público em 2018, ofertando 18 vagas.

ADAB – Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia

A missão da ADAB é assegurar o desenvolvimento de agropecuária competitiva e sustentada no desafio da economia globalizada, assim, fazendo inspeção e controle da saúde dos animais e vegetais, para que a qualidade dos consumidores mantenha um padrão.

Nos últimos anos a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia realizou alguns processos seletivos para contratação temporária, mas em 2018 está previsto a realização de um concurso público com oferta de 40 vagas para os candidatos baianos.

AGERSA – Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia

A Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia é uma autarquia em regime especial que tem a competência de exercer atividades de regulação e fiscalização dos serviços públicos de saneamento básico.

Segundo a Lei Orçamentária Anual estão previstas 20 vagas para o novo concurso público previsto para 2018.

UNEB – Universidade do Estado da Bahia

A Universidade do Estado da Bahia vai oferecer mais um concurso no próximo ano, a previsão é de que sejam ofertadas 168 vagas para a instituição de ensino.

A universidade realizou concurso público em 2017, ofertando vagas para cargos de técnico que exigem nível superior. Ainda não há detalhes sobre as vagas que serão ofertadas no próximo certame.

UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana

Para a Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia, é aguardado um novo concurso público ofertando 135 vagas. O último certame da instituição foi em 2015, em que foram ofertadas vagas para a carreira de Professor Auxiliar.

UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz

A Universidade Estadual de Santa Cruz vai realizar mais um certame em 2018, na seleção serão ofertadas 66 vagas. O último concurso público da instituição ocorreu em 2013, ofertando oportunidades para Professor Assistente e Adjunto, nível A.

UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia vai realizar um novo concurso para seu quadro de pessoal, a oferta será de 69 vagas segundo a Lei Orçamentária Anual. O último certame da instituição foi publicado em 2015, na época foram ofertadas vagas para os cargos de Professor do Magistério Superior Auxiliar e Assistente.

AGERSA – Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia

A Agência reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia deve realizar um concurso público em 2018, a previsão é de 20 vagas para o quadro de pessoal do órgão.

A AGERSA é a segunda agência reguladora baiana, sendo uma autarquia estadual. Entre as competências da agência, estão as diretrizes da política estadual de saneamento básico.

EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento realizou seu último certame em 2017, na época foram ofertadas 600 vagas para cargos de nível médio e superior com remunerações entre R$ 1.122,84 a R$ 6.793,31.

A nova oportunidade da EMBASA promete ser ainda maior. De acordo com informações da Lei Orçamentária Anual da Bahia, a previsão é que sejam ofertadas mais 1537 vagas em 2018, provavelmente também para cargos de nível médio e superior.

EGBA – Empresa Gráfica da Bahia

A Empresa Gráfica da Bahia vai oferecer 366 vagas em sua próxima oportunidade, que, segundo a LDO, está prevista para ser publicada em 2018.

A EGBA faz jus ao nome, o órgão é conhecido desde 1915 como um dos melhores serviços na área de impressão gráfica.

Concursos Federais

Apesar da crise que o Brasil vem enfrentando, o Ministério do Planejamento revelou que o governo federal voltará a realizar concursos públicos em 2018.

De acordo com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, há necessidade de voltar a realizar concursos principalmente em virtude de aposentadorias e outros desligamentos. Também foi revelado que a previsão é para que 40% dos servidores se aposentem até 2027. Assim, o número de profissionais deve diminuir consideravelmente nos próximos anos.

Muitos concursos estão sendo analisados pelo Planejamento, alguns órgãos até precisam realizar novas seleções urgentemente, devido ao déficit de servidores aposentados. Por exemplo, a Receita Federal e Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal (PRF), órgãos que já solicitaram a realização de novos certames com urgência. Ainda existem muitos concursos autorizados, anunciados e previstos, como o da Abin, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal Militar (STM), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério Público da União (MPU), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Defensoria Pública da União (DPU), entre outros.

Concursos Forças Armadas 

Em 2018, as Forças Armadas ofertarão diversas oportunidades para ingresso no Exército, Marinha e Aeronáutica. São milhares de vagas com exigência de nível médio ou superior, para homens e mulheres.

Com remuneração inicial de aproximadamente R$ 3 mil (nível médio) e R$ 10 mil (nível superior), após o curso de formação, os concursos militares são uma excelente oportunidade.

Um dos pontos positivos é que os concursos militares têm a etapa objetiva aplicada em todas as capitais do país e muitas vezes em outras cidades de grande porte, sendo acessível para a maioria dos brasileiros.

Dentre os concursos previstos para 2018 estão os concursos da Escola de Sargentos das Armas, Instituto Militar de Engenharia, Escola de Formação Complementar do Exército, Escola de Cadetes do Exército, Escola de Aprendizes Marinheiros, Escola Naval, Corpo Auxiliar de Praças, Corpo de Engenheiros, Corpo de Saúde e de Apoio à Saúde, Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica e Curso de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica, mas acontecerão outros certames.

SIEL GUINCHOS

Veja também

NOVA BAHIA