GOVERNO DA BAHIA - TERRA MÃE DO BRASIL

Conceição do Almeida registra primeiro caso da variante Delta

O município de Conceição do Almeida é o segundo município do Recôncavo Baiano a registrar casos de pessoas infectadas pela nova variante Delta (B.1.617.2).  A informação foi divulgada neste domingo (19/09) pela Secretaria Municipal de Saúde do município.

Conforme a nota, trata-se de uma paciente de 22 anos de idade, sexo feminino, sem comorbidades, não imunizada e sem histórico de viagem nos últimos dias. Não apresentou complicações e evoluiu para alta por cura em 14.08.2021. Na sexta-feira, (17/09), também foi confirmado o primeiro caso da variante Delta da Covid-19 na cidade vizinha de Sapeaçu.

A mutação do vírus SARS-CoV-2 (causador da Covid-19), conhecida como Variante Delta (B.1 617.2), é considerada uma variante de preocupação por ser mais transmissível do que as anteriores (Alfa, Beta e Gama), o que a faz mais contagiosa do que a cepa original.

Sua rápida disseminação em tempos de flexibilização das medidas de isolamento social, chama a atenção dos cientistas em um momento em que os avanços para controlar a pandemia começavam a se observar a partir dos aumentos nas percentagens de cidadãos vacinados. 

Ainda não existe nenhuma vacina disponível e aprovada pelos órgãos reguladores que tenham sido desenvolvidas especificamente para proteção contra a variante Delta. Porém, as vacinas que estão sendo aplicadas continuam mantendo um bom perfil de segurança na diminuição de hospitalizações, internações em terapia intensiva e outros.

Fonte: Fala Recôncavo

Programa Estado Solidário