MAIS DESENVOLVIMENTO

Computadores do Planalto são apagados após derrota de Bolsonaro

Computadores do Palácio do Planalto foram formatados após suposta ameaça de segurança(Getty Images)

Uma mensagem foi enviada aos funcionários do setor de informática do Palácio do Planalto chegassem mais cedo no dia 3 de novembro, poucos dias depois da derrota nas urnas do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com a coluna do jornalista Rodrigo Rangel, do portal Metrópoles, a mensagem dizia que o sistema antivírus “detectou uma ameaça”, no formato de um malware que poderia danificar arquivos e o sistema operacional dos computadores e que “em alguns casos” arquivos foram criptografados.

Para resolver o problema, os funcionários foram orientados a formatar os equipamentos e, em seguida, reinstalar o sistema operacional. Porém, a medida causou desconfiança entre os servidores pelo fato de a mensagem ter sido disparada dias após a derrota eleitoral de Jair Bolsonaro.

Ainda segundo a publicação, a Secretaria de Comunicação afirmou que ainda aguardava informações da área técnica. Já o Gabinete de Segurança Institucional disse que o questionamento deveria ser direcionado à Secretaria-Geral da Presidência, responsável pelo departamento de tecnologia do palácio.

Veja também