Ciro defende Mais Médicos apenas com brasileiros

Ciro Gomes, candidato do PDT à Presidência da República, declarou nesta segunda-feira (17) que pretende manter e ampliar, caso eleito, o programa federal Mais Médicos apenas com profissionais brasileiros. De acordo com Ciro, trazer profissionais de fora é “meio um constrangimento” considerando o tamanho do Brasil.

“O Mais Médicos será mantido e ampliado, só que quero fazê-lo com médicos brasileiros. (…) Um país como o nosso, do tamanho que somos, trazer médicos de fora é meio um constrangimento”, afirmou Ciro em entrevista à Rádio Bandeirantes, de acordo com o G1. O candidato ainda disse que, enquanto não houver médicos suficientes no programa, serão mantidos os estrangeiros.

Criado em 2013 no governo Dilma Rousseff, o Mais Médicos tem como objetivo suprir a carência de médicos em cidades do interior e nas periferias das grandes cidades. Para preencher parte das vagas, foram contratados profissionais cubanos, o que gerou críticas de vários setores.

“Evidente que o mais importante é a atenção à população. Enquanto não houver médicos suficientes, serão mantidos os médicos que vieram de fora”, explicou. Para estimular o preenchimento das vagas por brasileiros, Ciro disse que pretende investir na formação de médicos da família.

JIU JITSU FERNANDO MEIRA