Cipe Semiárido ministra curso de Tripulante Operacional

PMs e bombeiros baianos e um policial de Sergipe encerraram novo módulo

Foto: Divulgação SSP

Em imersão durante o final de semana de Páscoa, integrantes das PMs da Bahia e de Sergipe e do Corpo de Bombeiros da Bahia (CBM) passaram por mais uma etapa do IV Curso de Tripulante Operacional do Grupamento Aéreo (Graer) da PM. Aulas ministradas por integrantes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Semiárido) foram encerradas na madrugada desta segunda-feira (18).

As capacitações aconteceram na sede da unidade e no Centro de Instruções Avançadas do Semiárido, e foram ministradas para oito alunos – seis bombeiros, um PM baiano e outro sergipano -, por integrantes do Núcleo de Ensino Especializado (NEE) da Cipe.

Conforme o comandante da unidade, major Matheus Alcântara, neste módulo os militares aprenderam sobre o trabalho de patrulhamento e o combate em regiões de semiárido.

“Além disso eles conheceram de perto as técnicas de sobrevivência em área rural e entenderam um pouco mais sobre as noções de rastreamento e contra rastreamento – quando o policial segue os passos de criminosos e cobre os seus próprios”, explicou o oficial.

Durante o último dia de curso, os estudantes passaram por uma simulação guiada, que durou até a madrugada. Lá eles puderam entender de perto como funcionam as técnicas rurais durante uma ocorrência.

“Passar por essa experiência é importante para qualquer tripulante, pois ele não vai saber o que espera em cada missão que for enfrentar. Entender todo tipo de bioma é fundamental para a sobrevivência e para a segurança pública”, encerrou o major.

Fonte: Ascom | Rafael Rodrigues

Foto: Divulgação SSP
Foto: Divulgação SSP
Foto: Divulgação SSP
Foto: Divulgação SSP