O Governo da Bahia vem promovendo reuniões entre executivos chineses do setor, lideranças da China e dirigentes da estatal baiana
A mineração baiana vem sendo mais uma ferramenta para alavancar os investimentos da China no Brasil, ampliando a maior economia da América Latina. Com esse foco, o Governo da Bahia, por meio da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral-CBPM, vem promovendo reuniões entre executivos chineses do setor, lideranças da China e dirigentes da estatal baiana, para que sejam fechados acordos de parcerias fundamentais para o desenvolvimento econômico do estado.
Nesta segunda-feira (09), uma reunião ocorreu no Consulado Geral da China no Rio de Janeiro, localizado na capital carioca, com o objetivo de construir uma aliança entre a CBPM e as empresas chinesas de mineração. Participaram do encontro: o presidente da CBPM, Henrique Carballal, o diretor técnico da Companhia, Manoel Barretto, o chefe de gabinete do estado, Carlos Borel, o diretor-geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI, José Acácio, o diretor executivo – CEO da Sul Americana de Metais – SAM, Jin Yongshi, e o cônsul comercial do Consulado Geral da China no Rio de Janeiro, Xu Yuansheng.
“Nós dialogamos bastante e determinamos diretrizes para promover uma parceria entre o Brasil e a China, através do Governo da Bahia, que terá a CBPM como principal ferramenta desta realidade. Nós montaremos um encontro entre três empresas chinesas e a CBPM e convidamos também a promover um evento em conjunto no mês de novembro, para trazer investimentos da China para gerar a ampliação de nossa logística, promovendo a melhoria da economia baiana, tendo a mineração como instrumento de sucesso ”, afirmou o presidente da CBPM, Henrique Carballal. Ainda nesta vertente, no próximo dia 23 de outubro, o diretor administrativo e financeiro da CBPM, Inácio Mattos e o chefe de gabinete do estado, Carlos Borel viajarão para a China e visitarão empresas do país para alinhar outras parcerias com a CBPM.