GOVERNO DO ESTADO

China aumenta tarifas sobre os EUA para 125% na última escalada da guerra comercial

A China vai aumentar os direitos aduaneiros sobre todos os produtos americanos para 125% a partir de 12 de abril, contra 84%.

A nova taxa corresponde agora ao chamado nível “recíproco” imposto pelos EUA às importações chinesas, embora Pequim tenha afirmado que não irá aumentar mais.

Se contarmos os direitos aduaneiros que os EUA impuseram anteriormente à China, a taxa atual sobre os bens importados é de 145%.

“Mesmo que os Estados Unidos continuem a impor direitos aduaneiros mais elevados, tal deixará de fazer sentido do ponto de vista económico e tornar-se-á uma anedota na história da economia mundial”, afirmou o Ministério das Finanças num comunicado.

“Com o atual nível de direitos aduaneiros, não há aceitação do mercado para os produtos americanos exportados para a China. Se os EUA continuarem a jogar o jogo dos números dos direitos aduaneiros, a China ignorá-lo-á. No entanto, se os EUA insistirem em continuar a infringir substancialmente os interesses da China, a China contra-atacará resolutamente e lutará até ao fim”, continuou.

Veja também