GOVERNO DA BAHIA - TERRA MÃE DO BRASIL

Centro juvenil de Itabuna dá início às atividades do novo ano letivo

Os 221 estudantes da rede estadual que já se matricularam para este semestre no Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Itabuna, participam, nesta semana, de um giro de oficinas sobre os cursos que escolheram fazer. A expectativa é chegar a cerca de 500 alunos até o último dia da matrícula, 11 de março, quando começarão as atividades. Neste ciclo, os cursos ofertados são: Escrevivências; Literatura encena; Trilhas na Mata Atlântica; Dança, corpo e movimento; Robótica; Modelagem tridimensional; A arte de reciclar; Desvendando o DNA; Cosplay; Ciência fantástica dos super-heróis; English’s club; I love English; e A Medicina das plantas.

A estudante Laura Souza, 17, 2º ano do Colégio Estadual de Itabuna, já é uma veterana nos cursos do CJCC e, a cada ano, conta, se sente mais empolgada em participar das atividades. “Como estudar Inglês é importante e gosto muito de dança, sempre escolho estes cursos, mas também já fiz sobre reciclagem e fotografia, bem como o de Robótica. O CJCC tem uma metodologia diferenciada, moderna, interativa e os professores são excelentes, são parceiros mesmo. Acredito que os cursos são uma oportunidade de adquirir conhecimentos para a vida e, como são gratuitos, o acesso é facilitado para quem não tem condições”. 

Estreante como aluno dos cursos oferecidos pelo CJCC, Josué da Silva, 12, 7º ano do Colégio Estadual de Itabuna, fala sobre a sua expectativa. “Estou bem animado porque aqui vou ter mais oportunidade de aprender coisas novas que tenho interesse, como os cursos de Robótica, Ciência fantástica dos super-heróis e Cosplay”. Ele e os colegas estarão envolvidos nas oficinas até quarta-feira (27), quando será realizada, às 16h, o pré-baile de Carnaval, batizado de CJCC Folia.

O diretor do CJCC de Itabuna, Denelísio Leite, destaca a proposta pedagógica dos cursos. “Temos uma pedagogia diferenciada, partindo do princípio de que o estudante que produz, melhor adquire conhecimentos. A fórmula professor escrevendo na lousa e os alunos como meros expectadores não funciona mais. Os estudantes, hoje, querem ter o prazer do descobrimento do conteúdo nas diversas áreas do conhecimento, por meio da investigação, da criatividade. E é isto que o CJCC propõe”, explica o gestor, destacando que, em março, começa o Explicaê, cursinho preparativo para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Para participar

Podem cursar estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental; do Ensino Médio; da Educação de Jovens e Adultos (EJA); e da Educação Profissional e Tecnológica. Para se inscrever, o interessado deverá comparecer à unidade do CJCC de Itabuna, localizado no bairro do São Caetano. É necessário levar cópias do comprovante de matrícula da rede estadual, do comprovante de residência, do CPF e da Carteira de Identidade. Cada estudante pode se matricular em até três cursos simultaneamente e à medida que vão concluindo a carga horária – que varia entre 15 a 30 horas –  podem optar por outros. As aulas são ministradas das 8 às 11h30, das 14h às 17h30 e das 17h40 às 19h20. Para cada curso e oficina são ofertadas 25 vagas.

Sobre os Centros Juvenis

Iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) promovem a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. Nos centros são oferecidas diversas atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, como cursos e oficinas realizadas de forma lúdica em ambientes interativos. 

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado