NOVA BAHIA 2024

Câmara de Caxias (RS) aprova pedido de cassação de vereador que atacou baianos

Sandro Fantinel (sem partido) criticou trabalhadores resgatados de trabalho análogo à escravidão em Bento Gonçalves (RS)

Foto: reprodução, redes sociais

O pedido de cassação do vereador Sandro Fantinel (sem partido) foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul (RS). Na terça-feira (28), o vereador fez um discurso da tribuna do Legislativo criticando os trabalhadores baianos resgatados do trabalho análogo à escravidão em Bento Gonçalves (RS). O pedido foi aprovado por unanimidade.

A comissão parlamentar processante terá 90 dias para apontar uma decisão. O colegiado é formado pelos vereadores Tatiane Frizzo (PSDB), Felipe Gremelmaier (MDB) e Edi Carlos Pereira de Souza (PSB). O primeiro pedido de cassação foi feito pelo ex-vice-prefeito da cidade gaúcha, Ricardo Fabris de Abreu, na manhã de quarta (1º).

Por conta do discurso, em que há também ataques xenofóbicos à Bahia, o vereador foi expulso do Patriotas. “Não contratem mais aquela gente lá de cima”, disse.Um boletim de ocorrência contra ele foi registrado pelo deputado estadual Leonel Radde (PT) na terça (28). O Ministério Público do Trabalho gaúcho também investiga o parlamentar por apologia ao trabalho escravo.

Na Bahia, a repercussão também foi intensa e imediata. A apresentadora Jéssica Senra, do Bahia Meio-Dia/TV Bahia, defendeu a cassação do vereador gaúcho. “Nesse caso com punições exemplares como por exemplo e no mínimo a perda de mandato deste homem que se mostra indigno de representar um povo miscigenado como o povo brasileiro”, concluiu a jornalista. Fonte: G1

Veja também

GOVERNO DA BAHIA