CARNAVAL 2024

Brasil vai enfrentar “excepcional onda de calor” e temperaturas devem superar marca dos 40ºC

Além da Bahia, estados como Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Minas Gerais devem ser atingidos

Uma massa de ar extremamente quente vai cobrir o Brasil e elevar as temperaturas em todas as regiões do país a partir dessa semana. Mas, depois  de uma rápida passagem de uma frente fria nos últimos dias, meteorologistas acreditam que dessa vez há potencial para recordes de calor em um mês de setembro.

As altas temperaturas devem trazer uma sensação de calor “muito intenso” ou “extremo”, com marcas próximas de 40ºC, segundo a MetSul Meteorologia. Além da Bahia, estados como Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Piauí e Maranhão devem ser atingidos.

São Paulo será uma das cidades com recorde de calor. De acordo com a MetSul, a previsão é que a temperatura por lá se aproxime da marca entre 37ºC a 39ºC. Já no interior do estado, pode ficar perto ou acima de 40ºC.

Os meses de setembro e outubro só atingiram temperaturas semelhantes em 2020, quando uma bolha de calor se instalou na região sob um padrão de bloqueio atmosférico. Na época, brasileiros enfrentara vários dias de calor extremo.

CARNAVAL 2024

Veja também

NOVA BAHIA