Compromisso de Lula na missão internacional contou ainda com memorando prevendo investimentos na Bahia e projeto em inteligência artificial
Além do memorando que prevê investimento de R$ 12 bilhões na Bahia, o compromisso do presidente Lula nos Emirados Árabes Unidos incluiu a assinatura de acordos no comércio, em inteligência artificial e nos esportes. Os documentos foram assinados quando o chefe do governo brasileiro participou do iftar, refeição celebrada após o pôr do sol durante o ramadã (período de jejum durante a luz do dia na religião islâmica). Na ocasião, ele foi recebido pelo xeique que comanda o país, Mohammed bin Zayed al-Nahyan.
“A parceria entre nossos países está amparada em ricas conexões nas mais diversas áreas, traduzida nos números expressivos do nosso comércio, na cooperação em esportes e em inteligência artificial”, disse o presidente brasileiro, em rápida declaração no encerramento do evento.
A cerimônia contou ainda com mais dois atos: o embaixador André Corrêa do Lago assinou memorando de entendimento entre os dois governos sobre ação climática. Em novembro, o país sediará a 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 2023). O encontro será realizado em Dubai, emirado vizinho a Abu Dhabi.
Já o embaixador Carlos Sérgio Duarte, secretário do Ministério das Relações Exteriores para África e Oriente Médio, assinou um memorando para a cooperação entre o Instituto Rio Branco e a Academia Diplomática Dr. Anwar Gargash.
Fonte: Agência Brasil