NOVA BAHIA 2024

Brasil é campeão no mundial de robótica

O Brasil é campeão no mundial de robótica que começou na quarta-feira (17) e terminou neste sábado (20) em Houston, nos Estados Unidos. O país escreve uma nova página na história do torneio ao conquistar o primeiro e o segundo lugar na modalidade de 9 a 16 anos e levar outros sete prêmios técnicos, em todas as categorias.

O mundial de robótica da FIRST acontece anualmente e reúne 15 mil estudantes de 6 a 19 anos de 50 países. Neste ano, o Brasil teve a maior delegação desde que o primeiro time brasileiro disputou o torneio, em 2000. Foram 144 alunos de escolas públicas e privadas de 10 estados.

Os oito integrantes da Los Atômicos, de Araras (SP), aguardavam o anúncio dos vencedores de mãos dadas, mostrando que havia muita expectativa, mas principalmente união. “Sem dúvida essa foi uma experiência única e um sentimento inesquecível. Só temos a agradecer a todas as pessoas que nos ajudaram. É muito gratificante estar aqui e poder ser o campeão do World Festival”, comemorou Ana Clara Simionatto.

Outro time brasileiro que competia na mesma modalidade, a Pardoboots, de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), garantiu não só o segundo lugar, como também o prêmio de técnico/mentor. Os sete competidores e a técnica, Monica Marques, celebraram o título de Champion´s Award Finalist, que reconhece o sucesso da equipe em todos os critérios de avaliação.

“O prêmio representa a equipe inspiradora que foi bem em todas as áreas, então é o prêmio mais importante da competição. Estamos muito felizes!”, afirmou Otavio Andrade. Os brasileiros levaram mais seis prêmios técnicos, na FLLC e nas outras três modalidades: projeto de inovação, time estreante, espírito de equipe, inspiração, controle do robô e apresentação do pôster.

Veja também

GOVERNO DA BAHIA