Bope ensina técnicas de patrulhamento urbano e rural no Paraguai

Em mais uma etapa do intercâmbio entre Brasil e Paraguai, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar da Bahia ensinou condutas de Patrulhamentos Urbano e Rural. Na sexta-feira (22), os militares baianos finalizaram a capacitação prática para equipes do Grupo Especial de Operaciones (GEO) da Polícia Nacional do Paraguai.

As aulas aconteceram na Ciudad del Este (Cidado do Leste), capital do departamento de Alto Paraná. O Bope da BA foi solicitado para capacitar o GEO do Paraguai, unidade responsável, naquele país, pelas missões de alto risco e complexidade. 

As instruções foram ministradas pelo subcomandante do Bope, capitão Fernando Cardoso, e pelo também integrante do Bope, o capitão Fábio Boaventura Borges.

“O intercâmbio entre forças amigas e de Operações Especiais fortalece ainda mais a nossa doutrina, além de ampliar a integração internacional contra a criminalidade não convencional”, afirmou o comandante do Bope, major Clédson Conceição.

No final da atividade, os militares do Bope da Bahia receberam homenagens da Polícia Nacional do Paraguai. O grupo retorna para o Brasil neste sábado (23).

O comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão, comentou sobre esse momento importante da polícia baiana. “Ensinamos, mas também aprendemos. A principal lição que devemos trazer para o Brasil e a Bahia é a integração, somatório de esforços que nos permite alcançar os melhores índices. Estamos no caminho certo, através de investimentos canalizados para capacitação, valorização do policial militar, viaturas e equipamentos para a prevenção e repressão qualificada da criminalidade”, disse.


Fonte: Ascom: Alberto Maraux