Bope capacita policiais militares para atuação em situações de alto risco

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar da Bahia (PMBA) finalizou, nesta sexta-feira (25), o Treinamento de Primeiras Respostas em Ocorrências Complexas, que, desde segunda-feira (21), capacitou 15 policiais militares pertencentes ao BOPE e de unidades operacionais do Estado. O treinamento capacita os profissionais para ação mais rápida e eficaz em situações com reféns, de ataques contra instituições financeiras e envolvendo explosivos.

“O objetivo é melhorar o desempenho desses profissionais para aplicarem as primeiras respostas em ocorrências de alto risco. Aqui, além dos conhecimentos teóricos ministrados em sala de aula, eles tiveram aulas práticas para desenvolverem os conteúdos que adquiriram. A ideia é que esses policiais levem o que aprenderam aqui para suas Unidades, estabelecendo os parâmetros de como o policiamento deve atuar nesses momentos”, explicou o subcomandante do Bope, Capitão Fernando Cardoso.

O treinamento realizado pelo Batalhão faz parte de um trabalho de prevenção a crimes contra instituições financeiras, que é realizado através de estudos de caso, instruções e elaboração de um plano de defesa de cidades mais vulneráveis, aperfeiçoando as ações integradas dos órgãos de Defesa Social.

Elite

O BOPE é uma tropa especializada da polícia, treinada para o combate em diversas situações e para o resgate de reféns, e está presente em alguns estados brasileiros. Na Bahia, o BOPE é constituído de seis companhias, sendo quatro Companhias de Operações Especiais, que tem a função de operações de alto risco em áreas conflagradas na zona urbana, bem como combate a criminalidade na zona rural, uma companhia antiterror e uma companhia com atiradores de precisão, que atuam em ocorrências com crise.


Repórter: Tácio Santos

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Bope-capacita-policiais-militares-para-atua%C3%A7%C3%A3o-em-situa%C3%A7%C3%B5es-de-alto-risco-1.jpg

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

O Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar (BOPE), realiza treinamento de policiais em ocorrências complexas, com simulação de assalto a banco com refém, na sede do Batalhão, em Lauro de Freitas.