GOVERNO DA BAHIA - TERRA MÃE DO BRASIL

Bancários realizam carreata em Salvador para cobrar inclusão em grupo prioritário de vacinação

Representantes dos bancários baianos ligados ao Sindicato dos Bancários da Bahia realizaram, neste sábado, 5, uma carreata em Salvador para reivindicar a inclusão dos trabalhadores das agências em todo o estado no grupo de prioridade contra a Covid-19. A categoria marcou uma paralisação de 24 horas na próxima terça, 8.

Nesta manhã, os trabalhadores se concentraram no Vale do Canela e seguiram até o bairro do Imbuí, na capital baiana.

De acordo com o presidente do sindicato, Augusto Vasconcelos, os bancários têm cumprido um papel importante na pandemia e defende a inclusão da atividade na lista de essenciais, conforme o Decreto 10.282, de março de 2020, que define os serviços públicos e as atividades essenciais.

Segundo a entidade, há meses pela inclusão dos trabalhadores no grupo prioritário, com enviou de diversos documentos ao Ministério da Saúde, reuniões com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, além de campanhas, abaixo-assinado, protestos e audiências para cobrar celeridade na vacinação.

“Diariamente, os bancários atendem milhares de pessoas e estão altamente expostos à contaminação por Covid-19. Uma pesquisa feita recentemente pelo Sindicato mostra que entre os que responderam, 28,5% já testaram positivo para a doença e 67,71% atendem diretamente ao público”, informa. 

O Sindicato ainda traz dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) que mostram que nos três primeiros meses do ano passado foram feitos 55 desligamentos por motivo de morte nos bancos. No mesmo período de 2021, o número saltou para 152, um crescimento de 276,4%.

Fonte: A Tarde

Programa Estado Solidário