Entre as prioridades, está a construção do segundo trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste. Total de investimentos para o Nordeste é de R$ 49,1 bilhões
Com a retomada de investimentos proposta pelo novo PAC, a infraestrutura de transportes da Bahia será incrementada com 17 projetos: nove obras públicas em rodovias federais, além do estudo de uma nova concessão e investimentos em trechos concedidos.
Cinco ações estão associadas ao investimentos em ferrovias, com destaque para a construção do trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste – Fiol 2, entre Caetité (BA) e Barreiras (BA), obra importante para aumentar a integração regional e equilibrar a matriz nacional de transportes. A projeção é que, ao entrar em plena operação, a Fiol promova uma redução de 86% na emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.
No total, serão R$ 16,3 bilhões investidos nas intervenções elencadas pelo Governo Federal como prioridade para o estado – sendo R$ 10,1 bilhões para ferrovias e R$ 6,2 bilhões para rodovias. Seguindo as diretrizes da gestão, todas elas devem considerar os impactos sociais e ambientais, além de garantir melhorias na malha viária e no nível dos serviços prestados. O Nordeste como um todo contará com R$ 49,1 bilhões em investimentos públicos e privados.
“O programa é um pacto entre os entes federativos para impulsionarmos o desenvolvimento do país, com infraestrutura de qualidade e geração de emprego e renda. Investir na malha viária de qualidade também é fortalecer a economia e fomentar o bem-estar da população”, disse o ministro dos Transportes, Renan Filho.
As obras públicas e concessões à iniciativa privada em rodovias e ferrovias somam cerca de 302 empreendimentos e aproximadamente R$ 280 bilhões, sendo R$ 79 bilhões em recursos do Orçamento Geral da União e R$ 201 bilhões em investimentos privados.
Veja a lista de empreendimentos no estado inclusos no novo PAC:
Rodovias
- Adequação da BR-020/BA – divisa GO/BA – Luís Eduardo Magalhães – 2 lotes
- Adequação da BR-101/BA – km 503 – km 509 – Itabuna
- Adequação da BR-122/BA – Entroncamento da BR-324 – Ourolândia
- Adequação da BR-367/BA
- Adequação da travessia urbana de Juazeiro – BR-235/407/BA
- Construção da BR-020/BA – Campo Alto de Lurdes – Divisa BA/PI
- Construção da BR-030/BA – Divisa GO/BA – Cocos
- Construção da BR-030/BA – Cocos – Carinhanha
- Construção da BR-030/BA – Maraú – Entroncamento BR-101/BA
- Construção da BR-135/BA – Correntina
- Estudo para concessão da BR-101/116/324/BA
- Investimentos na BR-116/324/BA e BA-526/528 – Salvador – Divisa BA/MG
Ferrovia - Construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste – Fiol 2
- Investimentos na Ferrovia de Integração Oeste-Leste – Fiol 1
- Estudos para concessão da EF-025/101/116/430 – Campo Formoso-Salvador-Corinto
- Investimentos na Malha Centro-Oeste – FCA
- Estudos para concessão da EF-334/354 – Corredor Fico-Fiol – Caetité – Lucas do Rio Verde
Planejamento
Lançado em 11 de agosto, o novo PAC veio para incrementar investimento, garantir infraestrutura econômica, social e urbana, melhorar a competitividade do país e gerar emprego e renda. No total, são estimados R$ 1,7 trilhão em investimentos públicos e privados, com cerca de 4 milhões de empregos gerados em todos os eixos do programa. Saiba mais em Link.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes