NOVA BAHIA 2024

Bahia é segundo destino de praia mais visitado no país

Costa baiana caiu no gosto dos viajantes da plataforma Booking.com. Relembre algumas das praias desejadas na hora de fazer as malas

Muitos baianos gostam de brincar dizendo que moram ‘onde todo mundo quer passar férias’. Quando o assunto é praia, isso é mais do que verdadeiro: um levantamento da plataforma de viagens Booking.com divulgado nesta quarta-feira (23) mostrou a Bahia como o segundo destino que vem à mente do viajante, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro. Faltando apenas um mês para o começo do Verão – período da preferência de 82% dos participantes da pesquisa para passar um tempo na praia – de ponta a ponta, a costa baiana tem águas para todos os gostos, desde o relaxamento em piscinas naturais no período de maré baixa até a prática de esportes radicais, como surfe e mergulho. A reportagem da Tribuna traz as rotas de praia mais desejadas pelos turistas na hora de dar aquela escapada para a Bahia.

Linha Verde

O fácil acesso a partir de Salvador, via Estrada do Coco (BA-099), é um ponto bastante favorável, mas as praias da Linha Verde estão entre os destinos mais queridos para relaxar durante um final de semana, tanto que as reservas de imóveis na região para o Réveillon já estão esgotadas em algumas propriedades. Imbassaí, pertencente à Mata de São João, é considerada um ‘pedacinho do paraíso’ no Litoral Norte. Tem uma paisagem paradisíaca e oferece o encontro do rio com o mar: dá para ir de um a outro a pé, caminhando pelas margens, ou em jangadas rústicas. 13 km adiante, a Praia do Forte oferece piscinas naturais, observação de recifes e da exuberante vida marinha, tudo margeado por coqueiros a perder de vista – que não a toa batizam a região de ‘Costa dos Coqueiros’. Vale lembrar que em Praia do Forte é possível avistar as baleias jubarte, de julho a outubro, e o Projeto Tamar, durante todo o ano.

Porto Seguro, Cairu e Linha Verde são os destinos mais requisitados para o fim do ano | Foto: Divulgação

Cairu

Outros paraísos do mar baiano estão guardados em Cairu, no Baixo Sul – a quase 300 km de Salvador (ou 140, se o viajante for pelo ferry), esta é uma das únicas cidades-arquipélagos em todo o país. Morro de São Paulo, com suas quatro praias que agradam a todos os públicos, desde o mais pacato ao mais baladeiro, com opções de lazer que incluem passeios de quadriciclo, mergulhos com snorkel e até uma tirolesa, é só uma das atrações das 26 ilhas de Cairu. Boipeba, com suas águas cristalinas, charmosos vilarejos e uma trilha de hibiscos entre Moreré e Bainema, é outro local ideal para quem quer fazer uma caminhada ao som dos coqueirais e apreciar o sol se pondo sob o mar. Embora sem praias próprias para banho, a vila de Galeão tem uma bela vista da Mata Atlântica durante o banho de sol.

Porto Seguro

Principalmente em períodos festivos, é quase impossível conceber uma viagem mais longa à Bahia sem pensar em dar um pulo na Costa do Descobrimento, onde Porto Seguro se destaca. Sinônimo de badalação (e até de luxo), a praia de Trancoso é uma das mais requisitadas e mundialmente conhecidas. Não é para menos: a faixa de areia é branquíssima e é possível se banhar nas piscinas formadas por recifes de corais, desfrutando das águas azuis. Na praia do Espelho, considerada uma das mais bonitas do Brasil, o mar é quase transparente. Ainda em Porto, outro destino que agrada muito aos viajantes é Arraial d’Ajuda, que é uma excelente pedida para quem gosta do mar mais suave, característica da maioria de suas praias. Aqueles que querem descanso no sentido literal da palavra vão encontrá-lo em Caraíva, onde as ruas são de areia, não entram carros e a sensação é de que toda a agitação da cidade grande ficou presa em outro universo.

SIEL GUINCHOS

Veja também

GOVERNO DA BAHIA