Bahia Cacau inaugura stand no Shopping Jequitibá de Itabuna

A Bahia Cacau, marca de chocolate da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), inaugurou um stand no Shopping Jequitibá, no município de Itabuna, Litoral Sul da Bahia. A abertura aconteceu, nesta última terça-feira (22), com a presença de diretores da cooperativa, parceiros e representantes do Governo do Estado que apoiam o empreendimento.

Quem visitar o maior centro integrado de compra da região terá à disposição, no stand permanente da Bahia Cacau, as barras de chocolates de 20g e 80g nos percentuais de 35%, 50%, 60%, 70% e 75% de cacau. Estão disponíveis também os bombons de chocolate com frutas típicas da Bahia como jaca, cupuaçu, umbu, café, licuri, goiaba, banana, abacaxi, além do nibs, e as amêndoas de cacau caramelizadas.

A professora Eliana Rosa experimentou os chocolates Bahia Cacau e aprovou. “O sabor é diferenciado e temos várias opções de teores de cacau e combinações saborosas. É uma excelente opção para consumir e presentear os amigos”.

Criada no ano de 2010, com apoio do Governo do Estado, a Bahia Cacau é considerada a primeira agroindústria de fabricação de chocolate da agricultura familiar do Brasil. Para o diretor-presidente da Coopfesba, Osaná Crisóstomo do Nascimento, o stand além de ser um ponto comercial é um ponto conceito. “As pessoas poderão degustar do melhor chocolate da região, de matéria-prima de excelência. É uma oportunidade para valorizar a agricultura regional e o agricultor familiar, aquele que produz o cacau da planta ao chocolate”.

Gil Nunes Maia, coordenador regional da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretária de Desenvolvimento Rural (SDR), considera a abertura do stand da Bahia Cacau, no Shopping Jequitibá, extremamente importante. “É um projeto inovador, pois pela primeira vez uma agroindústria da agricultura familiar faz chocolate com apoio da CAR, que também oferece assistência técnica aos produtores e as instalações e equipamentos, para produzir o cacau de qualidade na roça. Estar no espaço de compras como um shopping é a prova da qualidade excepcional do chocolate e da gestão da cooperativa”.

Por meio do projeto Bahia Produtiva, executado pela CAR/SDR, o Governo do Estado já investiu R$ 3,8 milhões na Coopfesba, aplicados para a melhoria da qualidade do cacau, aquisição de equipamentos para o processo de beneficiamento, ampliação da produção e estratégias de mercado.

Crescimento

Os produtos da agroindústria de chocolate de origem ibicariense poderão ser encontrados também em lojas de produtos naturais e de conveniências, hotéis, delicatessens e em mercados de Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Canavieiras, Una, Uruçuca, Valença, Cruz das Almas, Itacaré, Salvador, e outras dezenas de municípios baianos. São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Rio Grande do Sul e Alagoas são outros estados que também já compram produtos da Bahia Cacau.

Um dos objetivos da Coopfesba na busca de acesso a novos mercados é ampliar a renda dos agricultores familiares do Sul da Bahia, por meio da agregação de valor ao cacau, com a produção e venda de chocolates, possibilitando qualidade de vida no campo.

Fonte: Mercado do cacau

EU VÍI A EDUCAÇÃO GANHAR UM INVESTIMENTO RECORDE