“Avança OAB” é lançado com grande mobilização de advogados

Movimento liderado pelo Conselheiro Federal Fabrício Oliveira busca manter gestão na OAB-BA

Mais de 600 advogados de diversas regiões da Bahia estiveram reunidos na oficialização do nome do Conselheiro Federal, e ex-vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia (OAB-BA), Fabrício Oliveira como pré-candidato à presidência da Ordem. A eleição para escolha da nova diretoria acontece no próximo mês de novembro.

Com o nome de Avança OAB, o movimento pretende dar sequência ao trabalho iniciado pelo presidente Luiz Viana Queiroz há 6 anos. A composição da chapa não está fechada, o que deve acontecer até o final de setembro. Alguns nomes dessa gestão devem se lançar à disputa em nível nacional. É provável que o atual presidente Luiz Viana concorra à vaga de vice-presidente da OAB Federal e o atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Luiz Coutinho, ao cargo de coordenador nacional das caixas de assistência.

Fabrício Oliveira falou em seu discurso que entrou na OAB pela vocação de defender a sua classe e pela vontade e a determinação de defender a OAB. “Eu descobri muito cedo a vocação de participar ativamente de tudo que diga respeito aos grupos sociais que eu participo. Sempre fui assim. Eu não caí aqui de paraquedas hoje como candidato à presidente da OAB. Isso é uma construção. Não é um projeto pessoal meu. Eu fui convocado por colegas”.

Quanto ao foco de sua possível gestão, Fabrício fala em avançar nos temas trabalhados pela atual gestão, como a interiorização da OAB e a valorização do jovem advogado, mas garante que o foco central será a melhoria da prestação do serviço do judiciário no estado. “A base do trabalho da ordem é muito boa, mas eu vou dar um foco muito forte no enfrentamento da ineficiência do poder judiciário. Eu quero colaborar no que for possível para fazer uma justiça melhor”, garante.

O candidato a suceder Luiz Viana espera uma disputa política bastante intensa nessa eleição, mas se considera preparado para enfrentar qualquer tipo de dificuldade que venha a ocorrer. Ele espera repetir o desempenho da campanha passada, quando Luiz Viana venceu com a maior diferença entre candidatos na história das eleições da OAB da Bahia. Um dos prováveis adversários é o advogado criminalista Gamil Föppel, que lidera o movimento Renova OAB, lançado em maio.

JIU JITSU FERNANDO MEIRA