CARNAVAL 2024

Alunos do CPM recebem medalhas da Nasa após descoberta de asteroides

O feito aconteceu na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023

Alunos do CPM recebem medalhas da NASA pela descoberta de asteroides . Crédito: Divulgação

Cinco estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar (CPM), unidade Lobato, foram premiados pela Nasa após descoberta de dois corpos celestes. O feito aconteceu na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023, realizada na semana passada, em Brasília-DF.

Com a liderança da professora de Ciências Naturais Tânia Teles, os alunos Anna Julia Rocha, Jeferson Nascimento, Larissa Marques, Maria Clara Ribeiro e Robert Figueiredo identificaram dois possíveis asteroides, nomeados RBT0407 e JNS0001, o que rendeu o recebimento de duas medalhas, uma pela descoberta dos corpos celestes e a outra de Honra ao Mérito pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os cinco jovens do CPM Lobato participaram do projeto Caça Asteróide MCTI, uma iniciativa que é resultado de uma parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com a agência espacial americana, através do International Astronomical Search Collaboration (IASC/Nasa). O objetivo é fomentar a busca de novos corpos celestes que possam gerar risco ao planeta com o auxílio de imagens captadas pelos mais potentes telescópios do mundo que foram distribuídas às equipes participantes pelo aplicativo Astrometrica da Nasa.

“Essa premiação significa bastante porque mostra que o nosso esforço gerou um resultado, já que houve muita dedicação dúbia, junto às atividades escolares e extracurriculares. O CPM Lobato nos ajudou muito cedendo a biblioteca para caçar os asteroides, pois alguns dos colegas nem tem computador em casa. Participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi um passo importante, visitamos vários estandes e pudemos aflorar a nossa criatividade”, destacou Robert Figueiredo, 15 anos, aluno do 1º ano do CPM Lobato.

O diretor do CPM Lobato, tenente-coronel Paulo José Santos, acompanhou os alunos na premiação e destacou a importância dessa participação. “Projetos como este que fomentam a evolução acadêmica dos alunos enriquecem o aprendizado e somados à dedicação dos professores e alunos contribuem para transformar o ambiente escolar”, comenta o oficial da PMBA.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia visa mobilizar a população da importância da ciência para gerar soluções e melhorar a qualidade de vida das pessoas. O evento científico é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e teve como tema deste ano “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.

CARNAVAL 2024

Veja também

NOVA BAHIA