A inauguração do novo Plenário e da portaria será a grande novidade no retorno dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que acontece nesta terça-feira (1º de agosto). Às 14 horas ocorre a entrega da nova portaria, e às 14h45 será inaugurado o novo plenário. Não acontecerá sessão ordinária. Presidente do Legislativo estadual, deputado Angelo Coronel (PSD) aproveitou o recesso parlamentar, realizado em julho, para promover as intervenções na Casa.
O moderno painel eletrônico do Plenário, todo em led, formado por 36 telas de 47 polegadas, é o carro-chefe da reforma. Segundo maior do Brasil entre os Legislativos estaduais, e inteiramente ligado à internet, o painel vai oferecer aos deputados baianos vários recursos que vão otimizar o exercício da atividade parlamentar.
Durante a sessão plenária, os parlamentares poderão interagir, concomitantemente, com outras sessões e atividades legislativas que estejam ocorrendo pelo Brasil, a exemplo da Câmara Federal e Senado, tendo assegurada no painel todas as informações necessárias acerca da sessão no Legislativo baiano.A reforma também contempla, nesta primeira etapa, a acessibilidade dos PcD (Pessoas com Deficiência) em todas as partes do plenário, inclusive nas galerias e tribuna. Cerca de 25% da população baiana, hoje, tem algum tipo de deficiência.A segunda fase dotará de acessibilidade também as salas das comissões.
O Projeto Alba Acessível, que faz parte das intervenções, busca aumentar o diálogo entre a Casa e esta importante parcela da sociedade.Outro setor que passou por completa intervenção foi a portaria, com moderno layout e dotada de detectores de metal, garantindo maior segurança a todos que trabalham e frequentam o Legislativo estadual.Após as inaugurações, será entregue um balanço das ações dos 180 dias de gestão do presidente Angelo Coronel.