Alagoinhas: Rui assina ordem de serviço da policlínica e confirma recuperação da estrada Aramari/Ouriçangas

Ao lado de Rui costa, o Deputado Joseildo Ramos comemorou mais uma solicitação atendida pelo Governo do Estado. (Foto: Ascom)

A ordem de serviço para dar início às obras de construção da policlínica regional, que irá atender a população dos 18 municípios do território de identidade do Litoral Norte/Agreste Baiano, foi assinada na manhã desta sexta-feira, 12, pelo governador Rui Costa no terreno onde a entidade será implantada. Durante o evento, Rui aproveitou para falar sobre a importância da iniciativa para a democratização do acesso à saúde e à exames de alta complexidade. “80% da população da Bahia mora no interior, mas na hora de ofertar serviços de saúde, 80% dos serviços de alta e média complexidade eram na capital”, explicou o governador.

De acordo com Rui, a ação de regionalizar as estruturas de saúde é uma atitude de “responsabilidade com o dinheiro público”, já que os hospitais dos municípios de menor porte não têm estrutura para realizar serviços como exames, partos e cirurgias, o que obrigava a população a recorrer às cidades de Salvador ou Feira de Santana, sobrecarregando ambos os sistemas. “No Brasil, durante muitos anos, se cometeu um erro grave, jogando o dinheiro do povo fora. Se dez municípios têm um hospital que custa 600 mil, sem resolutividade, isso dá, por mês, R$6 milhões. Com esses mesmos R$6 milhões dá para manter um único hospital que faz muita coisa e que atende muito bem o povo desses dez municípios”, afirmou.

Ex-prefeito de Alagoinhas, o deputado estadual Joseildo Ramos (PT) acredita que a policlínica, que terá 19 especialidades e será gerida por um consórcio territorial, será de fundamental importância para garantir o atendimento de qualidade à saúde da população. “Rui está cuidando do povo, está cuidando de gente. Essa é a diferença da Bahia em relação ao Brasil atual”, disse o deputado.

Em seu discurso, o parlamentar também agradeceu ao governo pelo comprometimento com a reforma do Centro de Cultura de Alagoinhas, a recuperação da BA 504, no trecho Aramari/Ouriçangas, além da ligação com a Linha Verde, cuja obra deve começar ainda neste ano, no trecho entre Massarandupió e Itanagra. A fala do parlamentar foi reiterada no palco pelo próprio governador. “Joseildo, já mandei licitar e vou inaugurar a ligação para o Litoral Norte dentro do meu mandato. Nós vamos voltar nessa região para dar essa ordem de serviço”, disse Rui.

SEGURANÇA PÚBLICA

Antes de seguir para o ato de assinatura da ordem de serviço para a policlínica, o Governador inaugurou dois outros instrumentos que irão reforçar a segurança pública do município de Alagoinhas. O Distrito Integrado de Segurança Pública vai sediar a delegacia da cidade e integrar as polícias Civil, Técnica e Militar, e a Delegacia da Mulher, localizada no bairro do Petrolar, que, segundo o próprio governador, terá o prédio batizado em homenagem à professora universitária Rosângela Gomes, morta no último dia 21 de abril, vítima da violência contra a mulher.

JIU JITSU FERNANDO MEIRA