GOVERNO DO ESTADO

Onda de calor na Bahia: entenda o que está por trás do fenômeno

Temperaturas podem ficar até 7 ºC acima da média em regiões do estado

Climatempo alerta para nova onda de calor

Para que uma onda de calor seja reconhecida por especialistas, não basta que as temperaturas estejam altas. O aumento registrado nos termômetros deve permanecer pelo menos 5 ºC acima da média durante três dias seguidos. Em cidades baianas, a expectativa é que os moradores enfrentem calor de 40 ºC, especialmente no centro e centro-norte do estado, até o dia 21 de fevereiro.

A meteorologista Andrea Ramos explica que o fenômeno é resultado de uma alta pressão que favorece a formação de uma massa de ar quente.

“As temperaturas estão elevadas no verão e, pelo fato desse sistema não proporcionar nuvens de chuvas, é formada a condição de onda de calor”, detalha. A onda deve prevalecer entre esta quarta-feira (12) e o dia 21, segundo o Climatempo.

Na Bahia, a região mais afetada é o centro do estado. Há previsão de chuva fraca para Salvador e regiões do oeste durante essa semana.

Cinco cidades baianas registraram temperaturas igual ou acima de 34°C nas últimas 24h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Euclides da Cunha, no nordeste baiano, lidera a lista, com 34.4°C.

Onda de calor terá temperaturas de até 40 ºC; veja como fica a Bahia

Também estão na rota da onda de calor o Rio de Janeiro e o noroeste de Minas Gerais. No Rio Grande do Sul, a onda de calor que afeta diferentes cidades deve perder força a partir de hoje (12). Nesta semana, a capital, Porto Alegre, registrou 37,9 ºC, calor recorde em 2025.

O calor acima da média deve continuar nos próximos três meses na Bahia, segundo Andrea Ramos. A previsão para o trimestre de fevereiro, março e abril indica para probabilidade de chuva abaixo do normal e temperaturas superiores à média, conforme o mapa abaixo.

Probabilidade de chuva é menor para as áreas em vermelho e amarelo

Probabilidade de chuva é menor para as áreas em vermelho e amarelo Crédito: Reprodução/Inmet

Veja também