Pela primeira vez na história, a internet superou a TV aberta em participação nos investimentos publicitários no Brasil. Segundo um estudo realizado pelo Cenp-Meios (Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário), a internet recebeu 39,6% dos R$ 6,035 bilhões investidos em publicidade entre abril e julho de 2024, enquanto a TV aberta ficou com 37,4% desse total.
O levantamento do Cenp-Meios coletou dados de cerca de 335 agências de publicidade em todo o país. A coleta de informações sobre o mercado publicitário brasileiro é realizada pelo Cenp desde 1970, e a mudança de cenário registrada neste ano marca um momento histórico para o setor.
De acordo com a Notícias da TV, uma projeção do estudo aponta que, em 2023, pelo menos R$ 57 bilhões foram movimentados em investimentos publicitários pelas agências brasileiras. Os dados divulgados pelo Cenp abrangem todo o primeiro semestre de 2024, mas os resultados do segundo trimestre foram deduzidos a partir de informações do primeiro trimestre, compartilhadas por um usuário no fórum Expertplay.
Os dados indicam que o digital teve um crescimento significativo de 44% do primeiro para o segundo trimestre deste ano, enquanto a TV aberta registrou um aumento mais modesto, de apenas 16%. No entanto, no acumulado do semestre, a TV aberta ainda aparece na liderança das receitas publicitárias, segundo o ranking semestral do Cenp.