NOVA BAHIA 2024

‘Formação de gelo severo’, alertou piloto que voou na região da queda de avião

Piloto fez um reporte de formação de gelo na janela lateral da cabine para o controle de tráfego aéreo; 61 pessoas estavam na aeronave

Um piloto de A320 que voou nesta sexta-feira para Guarulhos chegou a fazer um reporte de formação de gelo na janela lateral da cabine para o controle de tráfego aéreo, um fato raro.  “Estou me sentindo mal, até chorei em casa aqui agora, lembrando que eu reportei para o controle. Fiz minha função, avisei o controle: ‘ó, formação de gelo severo. Fica a informação, passa para os colegas’”.

Segundo o piloto, essa é a primeira vez em 16 anos de voo em que algo semelhante acontece com uma aeronave que ele pilota. “Os caras viraram passageiro dentro do avião [perderam a capacidade de tomar uma atitude], imagina a sensação. Não gosto nem de pensar. Agora vai ter investigação, eu reportei. Isso vai estar lá. Eu nunca vi, formou gelo na minha janela lateral”, ressaltou.

O engenheiro aeronáutico Celso Faria de Souza, perito criminal em acidentes aeronáuticos e diretor da Associação Brasileira de Segurança de Voo (Abravoo), com base em imagens da queda do avião da Voepass, em Vinhedo, tem duas hipóteses para o acidente, sendo que uma delas tem 95% de chance de ser a principal causa, diz ele.

“Havia previsão de formação de gelo na área do acidente. O gelo pode ter se formado na asa da aeronave, e o sistema de degelo, por alguma razão, não funcionou. Com isso, o avião perde sustentação e cai da forma que vemos no vídeo”, diz ele.

Ele observa que nas imagens é possível ver que a estrutura da aeronave está íntegra, sem avarias, o que reforça a tese do gelo na asa. “Se tivesse que apostar na possível razão da queda, diria que há chance de 95% de que isso tenha provocado a queda”, afirmou Souza ao GLOBO.

A outra hipótese, menos provável segundo o perito, é que a aeronave tenha sofrido um desbalanceamento durante o voo. Isso significa que uma possível carga dentro da aeronave tenha se movido para a parte de trás do avião, causando a perda de sustentação e a queda.

Fonte: Agência O Globo

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