Ex-prefeito de Salvador e principal nome da oposição na Bahia, ACM Neto entrou em rota de colisão com o União Brasil, seu partido, em Itabuna, após barrar a candidatura do ex-prefeito Capitão Azevedo.
Azevedo se filiou à legenda para ser candidato a prefeito do município. Neto, entretanto, decidiu que o União Brasil apoiará a candidatura do deputado estadual Pancadinha, do Solidariedade. A decisão criou um racha na sigla, de acordo com apuração do Política ao Vivo.
Uma fonte ligada ao universo político de Itabuna afirmou, em condição de anonimato, que a estratégia de Neto fracassou antes mesmo de sair do papel, já que criou um clima de divisão no União Brasil e na candidatura de Pancadinha. A mesma fonte disse ainda que, diante do cenário, será difícil o grupo derrotar Augusto Castro (PSD), atual prefeito, que contará com um amplo arco de aliança, além do apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Itabuna era uma das cidades mais importantes para o grupo de oposição, que entende que é importante o avanço nos principais centros do estado para que Neto, caso tente novamente o governo em 2026, tenha um desempenho melhor que o do pleito de 2022.