Unidade de saúde foi entregue nesta segunda-feira (4)
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou que a Bahia possui um dos maiores investimentos de saúde pública do país. Nesta segunda-feira (4), na entrega do Hospital Ortopédico do Estado, o chefe da pasta afirma que o estado “entra em uma nova era” com a chegada da unidade de saúde, pois, além da assistência à população, a ideia é que o hospital vire também “um centro de formação de profissionais”.
“É um investimento bastante expressivo e eu diria um dos maiores ou o maior investimento proporcional de saúde pública do país. Entramos em uma nova era, não só na assistência. Aqui, além da assistência, pretende ser um centro de formação de profissionais de nível técnico”, disse Rui.
“Serão formados técnicos na área da saúde pública. Nós queremos abrigar aqui um curso superior de saúde para a gente poder transformar esse hospital em um hospital de ensino com a formação de residência”, complementa.
Em seu discurso, o petista comentou sobre os índices de acidente de trânsito no estado. De acordo com o ministro, uma redução no número representaria para o setor uma maior oferta no número de leitos para “atender pessoas que precisam de cirurgias eletivas graves”.
“Quero parabenizar que o estado iniciou, em paralelo a inauguração deste hospital, uma grande campanha de conscientização para acidentes de trânsito. No nordeste, mais da metade na Bahia, 60% dos leitos de UTI são fruto dos acidentes de trânsito. É inadmissível. Esses leitos poderiam estar desocupados para atender pessoas que precisam de cirurgias eletivas graves”, finaliza.