MAIS DESENVOLVIMENTO

Salvador sedia maior evento de robótica da América Latina neste fim de semana

O Robótica 23, maior evento do segmento da América Latina, acontece entre os dias 7 e 12 de outubro, no Centro de Convenções de Salvador, na orla da Boca do Rio

Foto: Otávio Santos/ Secom

O Robótica 23, maior evento do segmento da América Latina, acontece entre os dias 7 e 12 de outubro, no Centro de Convenções de Salvador, na orla da Boca do Rio. Totalmente gratuito, o encontro pretende reunir um público de aproximadamente 10 mil pessoas nos seis dias de celebração, que terá palestras, workshops, exposições e competições de robôs. Além disso, o congresso terá a participação de pesquisadores e equipes de robótica europeias e asiáticas e colaboradores fixos, somando um total de 12 mil pessoas circulando pelo espaço durante a realização do encontro. A programação completa e mais informações sobre o evento poderão ser acessadas no site www.robotica.org.br.

O Robótica 2023 é uma realização da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), e é organizado pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia), em parceria com a RoboCup Brasil, RoboCup Federation, Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE).

O diretor de Inovação da Semit, Luis Gaban, explica que dentro desse evento existem outros quatro que ocorrem simultaneamente, e que a Prefeitura já trabalha com esses parceiros há alguns anos. “É justamente a partir dessa união que conseguimos trazer esse evento, que é o maior da América Latina, para Salvador. Esse evento é muito importante, porque hoje em dia estamos cada vez mais usando a tecnologia e inovação para gerar novos negócios, novas ideias, trabalhando a criatividade e a cabeça das pessoas, tanto dos jovens como das pessoas mais idosas”, afirmou.

“Essa é uma oportunidade que eu gosto de dizer que vai dos 3 aos 300 anos, porque serve para todo mundo, e é muito importante, pois as pessoas podem perceber o que está acontecendo de mais moderno no mundo, e as soluções que são criadas. Vejo ali um momento importante para o network, um momento de abrir novos espaços para que as pessoas conheçam as novas tecnologias e se inspirem em soluções tecnológicas inovadoras capazes de mudar a economia da nossa cidade, trazendo como pano de fundo a inovação e a tecnologia para serem molas propulsoras desse desenvolvimento econômico em Salvador”, acrescentou.

Gaban explica ainda que o evento ajuda também a movimentar a economia soteropolitana, lotando bares, restaurantes e hotéis. “Será uma grande oportunidade para que essas pessoas conheçam mais ainda a nossa cultura, a parte turística da nossa cidade e sua história, movimentando todas as cadeias com um evento como esse, podendo inclusive gerar novos negócios, dando uma oportunidade para que as pessoas de todas as idades possam ter acesso ao conhecimento de novas tecnologias e despertar a criatividade do soteropolitano para o futuro”.

O evento vai reunir as principais universidades e escolas da América Latina, que irão exibir experimentos, robôs e inteligência artificial (IA), definindo ainda os campeões brasileiros e latino-americanos em diversos desafios para robôs inteligentes.

Coordenador-geral do evento e vice-presidente da RoboCup Brasil, Marco Simões, lembra que esse é um evento que já acontece há 21 anos, e Salvador recebe a 21ª edição, que contempla ainda a apresentação de trabalhos científicos. “Esse encontro reúne as principais universidades brasileiras, tanto nos simpósios quanto nas competições científicas, bem como na amostra nacional de robótica, onde ocorre exposição de trabalhos de escolas da educação básica na modalidade júnior, ou nas competições científicas, voltadas para estudantes do ensino fundamental e médio, além da mostra nacional de robótica, que também conta com uma categoria específica para educação básica. Os expositores passam por um processo de qualificação para estar presente no evento científico ou na mostra de robótica”, afirmou.

O acesso é gratuito a partir do dia 8. No dia 7, a abertura do encontro é fechada apenas para os competidores, expositores e as pessoas com equipes de trabalhos aprovados. O público geral terá acesso a partir das 14h do dia 8 de outubro. E a programação poderá ser conferida no site www.robotica.org.br.

Veja também