Setores de turismo e hotelaria apresentaram crescimento de 103,2% no 1º trimestre deste ano
Com seus 417 municípios, a Bahia é considerada uma grande potência para os avanços das franquias na região nordestina. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), os setores de turismo e hotelaria apresentaram um crescimento de 103,2% no primeiro trimestre deste ano no estado.
Em entrevista ao Portal A TARDE, o diretor regional da ABF, Fernando Ribeiro, explica que o cenário superou as dificuldades geradas na pandemia de Covid-19. Além disso, Ribeiro projeta que o setor deve trazer resultados ainda mais promissores. O gestor participa da 30ª edição da ABF Franchising Expo, que acontece até o sábado, 1º, em São Paulo.
“O segmento de hotelaria e turismo cresceu no primeiro trimestre desse ano em relação ao mesmo período do ano passado 103,2%, o que mostra a demanda reprimida que tinha para entretenimento e lazer que inclui viagens, eventos. Essa demanda voltou com muita força e, sem dúvidas, vai se consolidar no resto do ano”, aponta.
Além do crescimento do turismo e hotelaria na Bahia, o diretor regional da ABF também destaca os segmentos de alimentação, serviços, saúde e beleza em todo o Nordeste. Tendo em vista os avanços e expansão das marcas, ele define a região como um ‘celeiro de oportunidades para as marcas franqueadoras’.
“O setor de alimentação é muito forte, mas serviços e outros negócios vem crescendo muito. O setor de beleza e saúde também está muito bem. Alguns mercados no sul e sudeste estão um pouco exauridos. Então, tem marcas que já têm muitos negócios aqui e precisam conquistar outros territórios”, afirma.
O diretor de expansão da Bob’s, Fabiano Lima, conta que a Bahia é um dos estados com grande influência no modelo de negócios da empresa, que possui mais de 50 operações. A partir disso, Lima explica que algumas unidades passarão por mudanças a fim de trazer designs mais tecnológicos e sustentáveis, a exemplo da unidade localizada no aeroporto de Salvador.
“Agora, estamos remodelando a unidade do aeroporto de Salvador para o modelo Conecta, que que é o novo conceito de loja da Bob’s. É uma loja disruptiva com muita tecnologia e sustentabilidade. Tem uma pegada sustentável com a reutilização da água e gestão do lixo”, destaca.
Além da novidade para a loja do aeroporto da capital baiana, a marca ainda inaugurou uma unidade em Morro de São Paulo em abril deste ano.
“Nós temos vários modelos de negócios e estamos vendo todas as oportunidades. No ano passado surgiu a oportunidade com um franqueado local. E para gente veio o desafio de como seria logística já que Morro de São Paulo é uma ilha. Então, primeiro passo foi fechar a parceria com o franqueado e fizemos um trabalho para chegar a mercadoria lá. É uma loja já no modelo Conecta e está indo muito bem. Estamos vendo a possibilidade de abrir uma nova operação com uma loja de sorvetes”, reitera.
Com uma fábrica em Cruz das Almas, no recôncavo da Bahia, e diversas lojas franquedas pelo estado, a Bibi é uma das marcas expostas na ABF Franchising Expo. A empresa produz mais de 2,6 milhões de pares/peças ao ano.
Para a presidente da Bibi, Andrea Kohlrausch, a fábrica localizada no recôncavo baiano é fundamental para produção estratégica da marca de calçados infantis, desde o fornecimento dos solados até a montagem final dos calçados. “A unidade é muito importante e estratégica para a marca. Ainda temos os franquados, as lojas franquias, os clientes das multimarcas na Bahia, que é um estado fundamental para o nosso modelo de negócio”, conta.