Pesquisa da Secretaria Nacional de Aviação Civil revela que 92% das pessoas classificam os terminais como bons ou muito bons.
Passageiros que passam pelos 15 principais aeroportos brasileiros estão mais satisfeitos com os serviços prestados, de acordo com a Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil.
Medido de abril a junho, o índice mostrou que 92% dos viajantes avaliaram os terminais como “bons” ou “muito bons”, superando o número do trimestre anterior, que foi de 91%. Com isso, o índice de satisfação geral teve nota 4,39, numa escala de 1 a 5.
No segundo trimestre, foram entrevistados 13,1 mil passageiros, sendo que quase metade dos viajantes (49%) deu notas 5 (muito bom) para o indicador de satisfação geral avaliado na pesquisa.
O resultado foi a maior porcentagem registrada na série histórica desde o início da coleta de dados, em 2013. Outros 43% avaliaram com notas 4 (bom), 7% com notas 3 (regular) e apenas 1% com notas 2 (ruim).
Melhorias
Além disso, entre os 15 terminais avaliados, 14 tiveram nota acima de 4 – média estipulada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). Todos eles apresentaram melhoria em relação a si mesmo na comparação com o segundo trimestre de 2016.
Para o secretário Nacional de Aviação Civil, Dario Lopes, os resultados comprovam o esforço do setor em aprimorar a gestão e entregar um serviço cada vez melhor ao passageiro. “Temos trabalhado junto com os nossos parceiros para identificar e atuar nas melhorias, e isso tem funcionado, como comprova a Pesquisa”, pontuou.
Viracopos e Cuiabá
No ranking geral, o terminal de Viracopos, em Campinas (SP), teve a maior nota (4,90), com um crescimento de 13,1% em relação ao mesmo período de 2016, seguido por Curitiba (4,74) e Brasília (4,58).
A menor nota foi do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador (BA), com 3,86, que, embora seja o único aeroporto abaixo da meta estipulada pela Conaero, apresentou melhoria de 2,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Pela segunda vez consecutiva, o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Cuiabá (MT), apresentou a maior evolução no índice de satisfação geral de um aeroporto em relação a si próprio. O crescimento foi de 21,1%, considerando o segundo trimestre de 2016 e de 2017. Na primeira avaliação deste ano, o terminal mato-grossense tinha apresentado um aumento de 23% na comparação com o ano anterior.
Com o resultado, a nota do aeroporto passou de 3,36, em 2016, para 4,07, em 2017. Agora, o terminal acumula crescimento por cinco rodadas consecutivas no indicador de satisfação geral do passageiro.
Com informações do Portal Brasil.