Prefeitura de Salvador afirmou em nota que o sistema estará estabilizado às 14h
O site disponibilizado para o credenciamento de ambulantes que querem trabalhar no Carnaval de Salvador, e que seria aberto às 10h, continua fora do ar às 12h desta quarta, 8.
Por conta da situação, diversos ambulantes que estão em frente à sede da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), no bairro de Mata Escura, protestaram contra a prefeitura e chegaram a atravessar dois ônibus na pista e atear fogo em um colchão no local.
De acordo com a reportagem de A TARDE no local, Uma guarnição da Guarda Civil Municipal (GCM), que estava posicionada dentro da sede da Semop, chegou a jogar uma bomba de efeito moral nos manifestantes, muitos deles idosos.
A informação foi negada pelo Diretor-geral da GCM, Maurício Lima, que estava negociando com os manifestantes e chegou a afirmar que o sistema estaria normalizado a partir das 12h, o que não ocorreu e tampouco foi confirmado pela Prefeitura de Salvador ou pela Semop.
“Esse equipamento não é o equipamento habitual da Guarda Civil Municipal (GCM). Tenho informações de que não houve nenhum uso de equipamento de baixa letalidade”, afirmou ao ser interpelado com imagens do acontecido por uma equipe de Tv presente no local.
“Vim aqui negociar, informar sobre a situação do sistema. O que eu peço a vocês é que tenham um pouco de calma. Foi só uma intercorrência. Quando o sistema se restabelecer, vocês entram no sistema e fazem o cadastramento”, disse.
Em nota, a Guarda Civil Municipal afirmou que “recebeu uma solicitação de apoio dos agentes lotados na base da SEMOP” por conta da postura dos manifestantes “bloqueando acessos e vias, ameaçando servidores em atuação na unidade, além de iniciarem uma confusão generalizada, chegando até a depredação do patrimônio”.
De acordo com a guarda, foi necessário que “o efetivo da GCM Salvador , utilizando o uso progressivo da força, fizesse o uso de projétil/artefato sonoro ( sem a utilização de mistura química, que causasse sensações altamente incômodas) para dispersão dos manifestantes”.
Prefeitura responde
Em nota, a Prefeitura de Salvador lamentou o ocorrido e deu um novo prazo, às 14h, para normalização do sistema. De acordo com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), a instabilidade ocorreu por conta do “elevado número de acessos simultâneos ao Sistema de Cadastramento de Ambulantes (SCA)”.
A prefeitura informou ainda que o cadastramento no SCA para o Carnaval 2023 será reaberto por meio do mesmo site, o www.sca.salvador.ba.gov.br e que a Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel) está trabalhando “para que o problema seja mitigado o mais brevemente possível”.