MAIS DESENVOLVIMENTO

Bolsonaro diz não haver ‘foto’ com Jefferson, mas há registros de encontro

Presidente se encontrou com ex-deputado em ao menos 4 ocasiões desde 2020; registros foram publicados nas redes. Em superlive, presidente tentou se distanciar de aliado que recebeu policiais a tiros

Roberto Jefferson e Jair Bolsonaro em registro publicado por página do PTB Reprodução


O candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro, tentou se desvincular do aliado Roberto Jefferson (PTB) em superlive gravada neste domingo. Ao lado do ministro Fábio Faria (Comunicações) e do candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas, Bolsonaro disse que não tinha “fotos” com Jefferson, o que não é verdade.

Logo após a fala do presidente da Repúblicas, imagem de encontro entre ambos começou a circular nas redes socias.

Durante a live, Fábio Faria anunciou que trataria de “um assunto que está em pauta”, referindo-se à ação armada de Jefferson contra policiais federais.

Ele então tratou de um post de André Janones, que atua a favor de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas redes sociais.

— A gente vive desmentindo fake news. E o Janones diz que o Roberto Jefferson era um dos coordenadores da campanha. Nunca foi coordenador, até porque ele era pré-candidato, teve a pré-candidatura indeferida.

Bolsonaro então tentar demosntrar que não teria relação com o aliado:

– Não tem uma foto com ele. Não tem nada.

Faria reiterou:

– Não tem contato.

Logo depois, Bolsonaro começa a ler a postagem que fez em rede social sobre o assunto. Minutos após o ex-deputado trocar tiros com policiais federais, Bolsonaro repudiou nas redes a “ação armada” do aliado, assim como os ataques feitos por ele à ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em sua página no Twitter, o presidente, no entanto, não poupou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, e criticou a “a existência de inquéritos sem nenhum respaldo na Constituição e sem a atuação do MP”.

Na postagem, Bolsonado ainda afirma ter enviado o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, ao Rio de Janeiro para acompanhar o caso. Neste domingo, Moraes determinou a prisão de Roberto Jefferson após o ex-deputado federal gravar vídeo atacando a ministra Cármen Lúcia com xingamentos machistas. Jefferson está em prisão domiciliar e proibido de usar redes sociais.

Eis as imagens:

Em 13 de abril de 2021, Jefferson esteve com o prefeito de Bagé e pré-candidato do PTB ao governo do Rio Grande do Sul, Divaldo Lara, no Planalto.

Outro registro foi publicado por Jefferson em 29 de abril de 2021 no Palácio do Planalto.

Roberto Jefferson voltou a se reunir com o presidente Bolsonaro em 19 de maio de 2021. Desta vez com a então vice-presidente do PTB, Graciela Nienov, que publicou a mesma foto no Facebook.

Em seu perfil no Facebook, o PTB publicou 4 imagens em 2 de setembro de 2020 de um encontro entre Roberto Jefferson e o presidente Jair Bolsonaro. Veja os registros abaixo:

Veja também