O ministro da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, anunciou neste domingo, 6, que a vacinação contra a Covid-19 começará no país já na próxima terça-feira, 8. A população vai ser vacinada pelo imunizante desenvolvido pela Pfizer em parceria com o laboratório de biotecnologia alemão BioNTech.
Na última quarta, o governo britânico anunciou a aprovação do imunizante desenvolvido pela farmacêutica americana. Hancock, que definiu a data de início da imunização da população como o “Dia V”, destacou que a próxima semana representa “um momento histórico”.
A campanha terá como prioridade, neste primeiro momento, idosos maiores de 80 anos, profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19, residentes e funcionários de asilos.
O Sistema Nacional de Saúde britânico (NHS, na sigla em inglês) informou que passou o fim de semana preparando o lançamento do programa, que será baseado em “hubs” instalados em 50 hospitais espalhados pela Inglaterra. O plano do governo é replicar o formato e criar milhares de centros de vacinação.