Novidade será utilizada em Pernambuco principalmente na identificação de casos de corrupção, lavagem de dinheiro e crimes de improbidade administrativa.
Apagou uma mensagem achando que ninguém veria? Esqueça, o novo sistema adquirido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para lutar contra o crime organizado promete descobrir todas as conversas, vídeos, fotos, gifs e áudios já enviados em qualquer aparelho celular.
A novidade será utilizada no Estado principalmente na identificação de casos de corrupção, lavagem de dinheiro e crimes de improbidade administrativa.
O sistema foi desenvolvido por uma empresa israelense que permite a extração de dados de qualquer sistema operacional, até mesmo dos arquivos em nuvem, bloqueados por senha ou criptografado, que é o caso das conversas de WhatsApp.
“Com esse novo software, será possível confrontar informações forenses com mais rapidez e qualidade, além da possibilidade de fazer cruzamento com um processamento de dados que não poderia ser feito pelo homem, ou que duraria muito mais tempo caso fosse realizado manualmente”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros.
O software já é utilizado no Brasil pelo Ministério Público Federal e também pela Polícia Federal.