Policiais federais cumprem na manhã desta sexta-feira, 23, em Salvador, a 50ª fase da Operação Lava Jato. A ação batizada de “Sothis II” investiga no âmbito da 47ª fase a lavagem subsequente em contratos da Transpetro, assim como o pagamento de propina a agentes públicos.
Conforme o G1 nacional, o alvo dos agentes na capital baiana é Ana Zilma Fonseca de Jesus, esposa do ex-gerente da empresa investigada, José Antônio de Jesus, preso na 47ª fase da operação.
De acordo com a Polícia Federal (PF), são cumpridos três mandados de busca e apreensão. A operação acontece também nos municípios de Campinas e Paulínia, no interior do estado de São Paulo.
Os mandados judiciais, segundo a PF, foram expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba, no Paraná.
47ª fase
A fase que prendeu o ex-gerente da Transpetro em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), foi deflagrada, pelo juiz federal Sérgio Moro, no dia 21 de novembro de 2017.
Batizada de Operação Sothis, a ação teve como alvo familiares e intermediários do então preso, todos suspeitos de receber R$ 7 milhões de propinas da empresa engenharia NM, na troca de contratos com a subsidiária da Petrobras entre setembro de 2009 e março de 2014.