Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) realiza uma programação especial, com palestras e serviços gratuitos para a população. Os eventos acontecem a partir da próxima segunda-feira, 5, e seguem até a sexta-feira, 9, na sede do órgão – no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Tal ação faz parte das atividades do TJ-BA na 10ª Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa. O objetivo é sensibilizar a sociedade e concentrar esforços na luta contra a violência doméstica.
Mulheres com idade entre 50 e 69 anos poderão realizar mamografia na Unidade Móvel do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, no CAB. Alguns serviços odontológicos e outros exames, como medições de pressão ocular, arterial e glicemia, serviço nutricional e atendimento estético também serão disponibilizados.
Para ter acesso ao atendimento é necessário levar original e cópia do Cartão SUS, documento de identificação com foto e comprovante de residência recente. Palestras e debates envolvendo temas como feminicídio, abuso sexual nos transportes públicos e enfrentamento à violência contra a mulher vão acontecer durante a semana do TJ-BA.
VEJA LISTA DE SERVIÇOS E PALESTRAS
– Unidade Móvel do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama – realização de mamografia gratuita, para mulheres de 50 a 69 anos. Para atendimento é necessário original e cópia do Cartão SUS, documento de Identificação com foto e comprovante de residência.
– Cadastramento para o Bolsa Família
– Atendimento do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), com orientação e fortalecimento do convívio sociofamiliar
– Atendimento do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), voltado para o cidadão ou família em situação de violação de direitos
– Serviços Odontológicos
– Medições de pressão ocular, arterial e glicemia
– Serviço nutricional
– Atendimento estética
*Todos os serviços acontecem de 5 a 9 de março, com exceção da Unidade Móvel de Rastreamento do Câncer de Mama que fica de 5 a 8 de março – Para o público externo serão distribuídas cem senhas por dia, a partir das 8h.
PALESTRAS COM DEBATES – 5 de março
Abuso sexual nos transportes públicos pelo direito das mulheres transitarem em segurança
Com a juíza Tatiane Moreira, do Tribunal de Justiça de São Paulo
Feminicídio – Cultura e discurso judicial
Com a professora na área de Direito Penal, da Universidade Federal da Bahia, Ana Gabriela Ferreira
Debates
Reunião da rede de enfrentamento à violência contra a mulher
9 de março – 9h30
Armário Solidário
Campanha de arrecadação de roupas, sapatos e bijuterias para doação às instituições do grupo da rede de proteção à mulher. O posto de recolhimento dos donativos está localizado na Praça de Serviços do edifício-sede do TJBA, no CAB.