60% são a favor de cotas para negros nas universidades públicas, mostra PoderData

Mulheres e pessoas com 60 anos ou mais são os mais favoráveis à medida.

Pesquisa PoderData realizada de 8 a 10 de novembro de 2021 mostra que 60% dos eleitores brasileiros são favoráveis a cotas para negros nas universidades públicas. Outros 28% são contra, enquanto 12% não souberam responder.

É a 2ª vez que a divisão de pesquisas do Poder360 questiona os entrevistados sobre o assunto. Em 1 ano, as respostas variaram dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais do levantamento.

Dentre os segmentos entrevistados, destaca-se a aprovação da política pública entre as mulheres (67%), 14% acima da média dos homens (53%). A região nordeste é onde as cotas encontram maior aprovação popular (71%), quando comparadas a Sul (57%), Sudeste (55%) e Norte (55%).

Vale destacar também o recorte feito pela pesquisa sobre o eleitorado bolsonarista. Do eleitorado favorável a política de cotas raciais, 70% consideram o governo de Bolsonaro ruim ou péssimo, ate 34% de aprovação. Dentre os contrários as cotas, 50% avalia o governo como bom o ótimo e apenas 19% como ruim ou péssimo.

Programa Estado Solidário