O mercado do varejo mudou muito com a pandemia e passou a ser cada vez mais digital. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABComm, somente no ano passado, surgiram 80 mil novas lojas virtuais. Isso não significa dizer que as lojas físicas perderam relevância. Ao contrário, elas ganham força com a retomada de 100% das atividades presenciais – e 51% dos consumidores ainda preferem fazer compras presenciais, segundo o estudo Consumer Insights, feito pela Kantar. Dessa forma, unir as duas frentes do varejo, físico e online, pode ser uma oportunidade de crescimento para empreendedores.
Para ajudar varejistas a conciliarem o varejo físico e digital, Franklin Bravos, CEO da Signa, empresa de soluções digitais, desenvolvimento e profissionalização de e-commerces, listou quatro estratégias para expandir operações no varejo e impactar os consumidores. Confira:
1- Priorize a logística
Para Bravos, a logística é um dos primeiros passos para conciliar a loja física e online. É nessa etapa que o consumidor tem uma maior aproximação com a loja, portanto, é necessário que o lojista invista em oferecer a melhor experiência para o cliente. “Atentar-se à separação de produtos, embalagens e formas de expedição é fundamental para uma logística bem estruturada. Outra forma de priorizar a logística durante a integração do varejo online e físico é oferecer a oportunidade ao consumidor de comprar online e retirar na loja”, orienta o CEO.
2 – Integre a gestão de estoque
Unir o empreendimento físico ao online requer planejamento e, claro, integração. “A gestão de estoque impacta diretamente o desempenho da empresa, seja no atendimento ao cliente ou no financeiro. Dessa forma, todos os processos devem estar conectados, evitando erros. Uma das melhores soluções para realizar essa integração são os sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning), que unem o setor financeiro, comercial e até o estoque da empresa, possibilitando que lojas de todos os canais sejam conectadas”, sugere Bravos.
3 – Invista em tecnologia
Pesquisa realizada pela Capgemini indica que 46% dos varejistas acreditam que a tecnologia digital irá alterar as formas de fazer negócio, mas apenas 36% deles estão munidos dessas estratégias. O especialista alerta que estar atento a essa necessidade e tendência do mercado é um dos indicadores para sair na frente de concorrentes e proporcionar experiências que fidelizam clientes “Investir em tecnologia para o varejo virtual, conectando-o aos produtos da loja física, traz aumento de produtividade, efetividade de gestão e fidelização de novos clientes. Esses são apenas alguns dos ganhos”, destaca.
4 – Tenha uma estratégia de venda
Seja no varejo físico ou online, dispor de um plano estratégico de vendas é essencial para o bom resultado dos negócios. “Ações como cuidar da aparência do site da loja de acordo com as características da loja física, certificados de segurança e possibilitar diversos canais de comunicação com o público, como telefone, e-mail, chat, redes sociais e até WhatsApp, farão toda a diferença na estratégia final, alavancando vendas e potencializando os resultados”, finaliza Bravos.
Sobre a Signa
Fundada em 2005 na cidade de Blumenau/SC, a Signa é uma empresa de soluções digitais e uma das principais especialistas na plataforma de e-commerce Magento do Brasil. Por muitos anos, o foco da Signa foi o desenvolvimento de e-commerces em projetos sob demanda e nomes como Melissa, Rider, Ipanema, Tigre, Fiat e Brandili já fizeram parte do seu portfólio. Nos últimos anos, lançou o Signashop, uma solução para quem deseja ter uma loja virtual de qualidade, com um investimento justo. Além do Signashop, que atualmente é o principal produto da empresa, a Signa está em um abrangente processo de expansão. O espaço físico foi ampliado, assim como o quadro de funcionários. O leque de produtos, serviços e soluções também foi estendido.