GOVERNO DA BAHIA - TERRA MÃE DO BRASIL

3ª Conferência Estadual da Mulher Advogada é promovida pela OAB-BA

Evento tem inscrições gratuitas e será transmitido pelo YouTube

“Igualdade, identidade e protagonismo coletivo” é o tema da 3ª Conferência Estadual da Mulher Advogada promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Bahia (OAB-BA), e acontecerá essa semana, entre os dias 28 e 30 de abril. O evento será realizado pelo aplicativo Zoom e terá transmissão ao vivo no canal da OAB-BA no YouTube. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla. Acesse o link para inscrição no final da matéria.

Para o presidente da Seccional, Fabrício Castro, “a conferência é mais um reconhecimento da OAB-BA à importância da participação feminina na Ordem e à necessidade de se discutir com a mulher sua realidade na advocacia, sobretudo em tempos de pandemia”.

De acordo com a vice-presidente da OAB-BA e uma das organizadoras do evento, Ana Patrícia Dantas Leão, o objetivo é discutir os desafios da mulher advogada, agravados pela pandemia. Ela destaca o grande interesse despertado pela conferência. “Teremos mais de 150 mulheres participando, um número histórico para o Sistema OAB. Estamos, de fato, buscando pautar esse sentimento de coletividade, que, mais do que nunca, precisamos ter nesse momento de pandemia, quando as mulheres estão passando por todo tipo de violência e vulnerabilidade, com retrocesso dos seus diretos e conquistas”, explicou Ana Patrícia.

Daniela Portugal, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-BA, afirma que a conferência será “histórica e importante”, não apenas para mulheres advogadas, mas para “todas as mulheres e homens que acreditam em uma sociedade verdadeiramente igualitária”.

A abertura contará com a participação da diretoria da OAB-BA, da Caixa dos Advogados da Bahia, Conselho Nacional de Justiça, Conselho Federal da OAB e Conselho Seccional da OAB-BA.

À frente dos painéis da programação estarão nomes como a vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas Leão, a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, Daniela Borges, a presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade, Sílvia Cerqueira, a procuradora-geral da OAB-BA, Mariana Oliveira, e a presidente da OAB Jovem da Bahia, Sarah Barros. Também participarão conselheiras federais e estaduais, presidentes de comissão da Seccional e representantes do Tribunal de Ética da OAB-BA.

Entre os temas, serão pautados os principais desafios enfrentados pela mulher na atualidade, como racismo, feminismo negro e empreendedorismo feminino. A programação contará, ainda, com painéis voltados aos desafios da mulher na advocacia, como Advocacia e direito das mulheres advogadas, Paridade no Sistema OAB e Equidade racial no Sistema OAB. Também serão realizados painéis sobre os reflexos da pandemia, como Pandemia e violência de gênero, Pandemia e aquisição privada de vacinas, Alienação parental e pandemia, Pandemia e funcionamento do Poder Judiciário.

(Link para inscrição)