NOVA BAHIA 2024

19 são presos em operação da PF contra lavagem de dinheiro

Empresas controladas pela organização movimentaram mais de R$ 5,7 bilhões de recursos ilícitos de 2012 a 2016.

Dezenove pessoas foram presas em uma operação da Polícia Federal (PF) em conjunto com a Receita Federal contra um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. As empresas controladas pela organização movimentaram mais de R$ 5,7 bilhões de recursos ilícitos de 2012 a 2016.

Ao todo, 153 ordens judiciais foram expedidas em cinco estados. Como revelado pelo G1, um dos mandados de prisão preventiva é contra Jackson Gavazzoni, dono da casa de câmbio Safira. Taiwan Gerhardt e Twrone Gerhardt, que atuam na casa de câmbio Atlas, foram presos temporariamente. As três prisões aconteceram em Foz do Iguaçu. Os nomes dos demais alvos ainda não foram divulgados.

Ainda segundo o texto, além de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, a ação batizada de Operação Hammer-on também investiga crimes de organização criminosa, gestão temerária, operação irregular de instituição financeira e uso de documento falso.

O nome da operação faz referência a uma técnica para ligar duas notas musicais com uma mesma mão em instrumentos de corda. Na operação, a polícia ligou os intermediários e os demandantes com “uma mão só”.

SIEL GUINCHOS

Veja também

GOVERNO DA BAHIA