Em uma cerimônia bastante concorrida, o novo diretor da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre),Vicente Neto, tomou posse na manhã desta segunda-feira (11), em substituição ao professor Elias Dourado, que deixa a autarquia após quatro anos de gestão. O ato de transmissão de cargo aconteceu no auditório do Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas.
O evento de posse contou a presença do secretário da Setre, Davidson Magalhães, e do seu chefe de Gabinete, Everaldo Augusto; a secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira; os deputados federais Daniel Almeida e Alice Portugal; os deputados estaduais Bobô e Olívia Santana; o novo chefe de Gabinete da Sudesb, Diogo Rios; o coordenador estadual de Esportes, Gustavo Miranda; atletas e paratletas, além de presidentes de inúmeras federações esportivas, servidores da Sudesb da Setre, dentre muitas outras autoridades.
Ao saudar o público presente e dar as boas-vindas ao novo diretor da autarquia do Esporte, o secretário Davidson Magalhães ressaltou que “o desmonte das políticas públicas das áreas de Trabalho e do Esporte pelo Governo Federal vai exigir muita criatividade e empenho do Governo da Bahia por meio da Setre e da Sudesb para dar continuidade e ampliar as políticas de esporte desenvolvidas no nosso estado”.
Pontos estratégicos – Ao saudar o público presente, Vicente Neto disse que a sua gestão à frente da Sudesb será de continuidade das políticas implementadas e de ampliação das ações. Para tanto, ele citou pontos estratégicos que pretende desenvolver nos próximos quatro anos. “Diante do fim do Ministério do Esporte e de muitos de seus programas, inclusive executados aqui no nosso estado, como o Pelc-Bahia, vamos buscar mais recursos para que a Bahia continue a ter uma política de esporte”, destacou o diretor.
Para enfrentar esta nova realidade, Vicente Neto considera estratégico o funcionamento e fortalecimento do Sistema Estadual do Esporte e Lazer na Bahia, assim como a implementação de Conselhos Municipais de Esporte.
Ainda em sua fala, o gestor da Sudesb destacou o avanço que a infraestrutura esportiva da Bahia vem obtendo nos últimos anos, oferecendo equipamentos públicos para as mais variadas modalidades esportivas. “Essa infraestrutura irá ganhar importante reforço nos próximos anos, com o anúncio feito pelo governador Rui Costa em sua mensagem de Governo de construir e reformar 600 quadras no âmbito das escolas públicas baianas”.
Em relação ao esporte escolar, o diretor observou o enorme desafio que terá a Bahia, por meio da Setre e da Sudesb, na organização dos Jogos Escolares da Juventude numa dimensão nunca antes vista no estado e da etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros, a ser realizada entre 19 e 27 de outubro próximo – este evento volta a acontecer no estado baiano após exatos 51 anos.
Vicente Neto concluiu sua fala ressaltando a sua enorme vontade e determinação de desempenhar com entusiasmo o papel que lhe foi confiado pelo governador e também pelo PCdoB, partido ao qual é filiado.
Veja, aqui, um breve perfil do novo diretor da Sudesb.
Ascom Sudesb
Marcus Carneiro DRT 3614 e Hilda Fausto DRT 1748
11.03.2019