CARNAVAL 2024

Sertão do São Francisco realiza Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

Foto: Divulgação

As Conferências Territoriais de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da Bahia já começaram e o primeiro território a realizar a plenária foi o Sertão do São Francisco. A mobilização aconteceu nesta segunda (21) e terça-feira (22), no município de Juazeiro e discutiu temas essenciais da política de SAN.

Tendo à frente o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Consea-Ba), em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades) e Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN), o processo conferencial segue até o dia 6 de setembro em diversos territórios baianos. 

Bianca Reis, da coordenação do Desenvolvimento Socioprodutivo da Seades, esteve na atividade e declarou que “todo debate, toda proposta, potencializa os resultados e complementa de forma positiva as ações que a Seades e demais órgãos do Governo do Estado já desenvolvem no âmbito da segurança alimentar e nutricional. Através das rodas de conversas conseguimos identificar o que precisa ser melhorado e trabalhar a favor disso”, explicou.

As Conferências Territoriais de SAN integram a etapa preparatória da 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontece em Salvador entre 17 e 19 outubro, com tema: “Superação da fome e construção da soberania alimentar, com direitos e participação social”.

“Essa é uma instância muito importante porque é um momento em que a sociedade civil dialoga com o governo e apresenta as demandas de melhoria para a área. A partir das conferências construímos políticas públicas”, pontuou a conselheira de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia, Ioná Pereira.

As Conferências são espaços de reflexão e avaliação propositiva sobre o processo de execução da Política e do Plano de SAN e funcionamento do Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), na perspectiva da efetivação do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável (DHAA) na Bahia.

Fonte: Seades Bahia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

CARNAVAL 2024

Veja também

NOVA BAHIA