CARNAVAL 2024

Secretaria da Agricultura realiza ação do Sistema Campo Limpo em Gandu

Uma equipe da Arisba, com sede na rodovia 415 Ilhéus-Itabuna, iniciou nesta quinta-feira (25) e vai até este sábado (27) ao meio dia, o recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos.

A Secretaria Municipal da Agricultura está realizando em parceria com a Arisba (Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas do Sul da Bahia) e o Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) uma ação ligada ao Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O programa criado em 2002 tem como objetivo assegurar a destinação ambientalmente correta de cerca de 93% das embalagens plásticas primárias (que entram em contato direto com o produto) e 80% do total de embalagens vazias de defensivos agrícolas comercializadas.

Com o tema: “Chegou a hora de devolver as embalagens vazias de agrotóxicos”, a ação estima receber cerca de 1 tonelada do produto em Gandu e região. Uma equipe da Arisba, com sede na rodovia BR 415 Ilhéus-Itabuna, iniciou nesta quinta (25) e vai até este sábado (27) ao meio dia, o recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos na sede da Secretaria da Agricultura, Parque Turístico, centro.

De acordo com a Arisba, o produtor rural tem um ano para devolver as embalagens vazias de agrotóxicos após o uso do produto. O agricultor que desobedecer a lei pode ser notificado e multado pelos órgãos fiscalizadores, como a ADAB ou INEMA. Gandu é a primeira cidade da região sul e baixo sul a receber o programa Sistema Campo Limpo de forma itinerante, neste ano de 2024.

ASCOM/Prefeitura de Gandu.

CARNAVAL 2024

Veja também

NOVA BAHIA