MAIS DESENVOLVIMENTO

Saída de Elmar enterra sonho de ACM Neto de virar governador da Bahia, avaliam aliados

Questionado pelos próprios correligionários por conta das decisões que tomou em relação aos principais aliados, ACM Neto (União Brasil) tem visto o sonho de virar governador da Bahia cada vez mais longe.

A primeira grande barreira que surgiu em seu caminho foi a perda da Prefeitura de Camaçari, considerada estratégica política e financeiramente para seus planos eleitorais.

Agora, a eminente saída de Elmar Nascimento do seu grupo político praticamente adia em, no mínimo, mais quatro anos qualquer chance de disputar em par de igualdade com seus adversários o cargo de governador da Bahia.

Segundo aliados, a conta é simples: Neto pode chagar em 2026 com menos de 50 prefeitos aliados – cerca de 10% do estado. Isso porque o comando da Codevasf garante a Elmar o controle sobre muitos prefeitos baianos que ainda estão na oposição. Indo para o grupo do governador Jerônimo Rodrigues (PT), Elmar arrastaria mais de 20 gestores municipais, além de deputados e vereadores.

Abandonado por Neto na disputa pela presidência da Câmara e escanteado publicamente pelo principal aliado do ex-prefeito de Salvador, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, Elmar deve se abrigar em alguma legenda da base de Jerônimo. PP e Avante são as favoritas a recebê-lo.

 

Veja também