CDRJ oferece um dos maiores programas de hemodiálise do interior da Bahia
O Centro de Doenças Renais de Jequié completou 29 anos de existência com importantes serviços prestados à população de Jequié e região. Referência no tratamento das enfermidades dos rins, a clínica oferece atendimento humanizado multidisciplinar e tecnologia de ponta àqueles que buscam sua assistência. Neste aniversário, a unidade anunciou um plano de modernização.
Hoje, o CDRJ recebe mais de 337 pacientes crônicos por semana para o procedimento de hemodiálise. Todos são atendidos com conforto, celeridade e atenção personalizada. Provenientes de Jequié e de outros 26 municípios da região (tais como Ipiaú, Brejões, Santa Inês e a Jaguaquara), os pacientes encontram no CDRJ suporte de médicos nefrologistas, nutricionista, psicóloga, farmacêutico, enfermeiras e assistente social. A unidade atende, em sua maioria, usuários do SUS, mas também há demandas particulares e de convênios.
Capacidade atual e qualidade suprem demanda da região
Conforme explica o médico nefrologista responsável, Dr. Almir Alexandrino do Nascimento, atualmente, o espaço disponibiliza outras 24 vagas não preenchidas para novos pacientes que necessitem de sessões de hemodiálise. Isso indica que o CDRJ tem capacidade de atender à demanda da região com excelência, sendo um dos maiores programas de hemodiálise do interior da Bahia.
“Oferecemos o melhor da assistência médica e do cuidado humanizado para o tratamento dos nossos pacientes. Aqui, além da hemodiálise em si, também monitoramos aqueles indivíduos que são elegíveis ao transplante, enviando o seu sangue para a Central em busca de um doador compatível. Preparamos o paciente que vai ser transplantado e o acompanhamos após a cirurgia, monitorando-o através de exames pelo resto da vida. Cada pessoa que vem ao CDRJ é avaliada por múltiplos profissionais de saúde e acolhida por todo o tempo que precisar”, pontua.
Reforma e ampliação irão aumentar ofertas de vagas
Reafirmando o seu compromisso em se manter atualizado e aprimorar o atendimento aos pacientes, o Centro de Doenças Renais de Jequié irá aumentar a sua capacidade de atendimento, ampliando em 40% a disponibilidade de vagas e máquinas. Também será executada uma reforma na unidade, como parte do seu plano de modernização a ser implantado até 2026.
Hemodiálise
A hemodiálise é um tratamento no qual uma máquina realiza as funções renais, filtrando o sangue de resíduos indesejáveis como potássio, sal e líquidos. O procedimento é voltado para pessoas com insuficiência renal e só pode ser realizado em hospitais e clínicas especializadas, como o CDRJ.
A água é essencial nesse processo, pois é usada na preparação da solução de diálise, que purifica o sangue e, ainda, para remover o excesso de líquido do corpo. Em Jequié, a clínica CDRJ conta com a sua própria estação de tratamento, com análises diárias rigorosas feitas por profissionais especializados, que confirmam a qualidade da água. No Centro, também são produzidos os concentrados necessários para o tratamento hemodialítico dos pacientes – com o mais severo controle de qualidade.
Estrutura completa
Além do espaço para sessões de hemodiálise, a clínica apresenta equipamentos de ponta, consultórios, auditório, gerador de energia próprio, sala de urgência e emergência totalmente equipada para eventuais necessidades e horário de atendimento ampliado, das 6h às 21h. Todos os esforços compõem o compromisso do CDRJ de oferecer segurança, saúde, conforto, bem-estar e a melhor assistência aos seus pacientes.