UFC

Prefeitura libera ordem de serviço para dragagem do rio Gandu.

Populares festejaram a chegada da máquina que será usada para dragagem do rio Gandu.

O prefeito Léo de Neco juntamente com seus assessores foram conferir os pontos mais críticos do rio Gandu. (Foto: ASCOM)

Foi realizado nesta terça-feira (21) o processo licitatório para contratação da empresa que vai realizar as obras de limpeza e dragagem do rio Gandu. O custo total da obra foi avaliado em R$ 149.000,00. A empresa Souza e Sales venceu o pregão, por R$ 147.413,00, menor valor apresentado entre as concorrentes.  A limpeza será feira em toda a extensão urbana do rio com aproximadamente 10 km de extensão e 7 metros de largura, a ordem de serviço para a execução das obras foi publicada no diário oficial do município nesta quinta-feira (23), a partir daí a empresa tem até 5 dias para iniciar as obras.

No levantamento feito no início deste mês pelo prefeito Leonardo Cardoso e pelo secretário de Infraestrutura e engenheiro civil Abdenardo Lobo “Big”, foi constatado nas margens e ao logo de todo o rio, a presença de restos de animais mortos, baronesas, dejetos e muito lixo acumulado. As obras de limpeza, além de contribuir com a preservação do meio ambiente, vão trazer mais tranquilidade para a população ganduense e moradores que residem entorno do rio Gandu.

Para o prefeito Leonardo Cardoso, a limpeza do rio vai atender aos anseios da população. “O problema do rio Gandu já se arrastava há alguns meses, mas como iniciamos a nossa gestão há pouco mais de um mês, foi preciso à realização de procedimentos burocráticos para a contratação através de licitação de uma empresa especializada. Agora passada essa etapa, e já com a empresa contratada, a prefeitura vai acompanhar de perto o início das obras até que todo o trabalho seja concluído”, disse o prefeito.

Ainda segundo o prefeito Léo, será necessário que a empresa contratada realize um trabalho de excelência para que as águas do rio Gandu possam fluir normalmente. “O nosso rio precisa escoar, as águas do rio Gandu precisam seguir o seu curso natural. Pedimos a população ganduense que acompanhe de perto as obras e que seja um fiscal, ajudando a prefeitura nesse trabalho. É importante a colaboração de todos pra que possam se conscientizar de que é preciso manter a limpeza, evitando jogar lixos e dejetos no rio. Não adianta a prefeitura limpar o rio e a população não colaborar mantendo essa limpeza”, destacou Leonardo.

De acordo com a secretaria de Infrestrutura, que vai supervisionar o trabalho da empresa, não há prazo para o término das obras.

 

Léo de Neco esteve no local onde será o ponto de partida para dragagem do rio Gandu.

 

ASCOM/Prefeitura Municipal de Gandu.

 

 

 

Veja também