MAIS DESENVOLVIMENTO

Predominante no mundo, ômicron segue evoluindo, afirma OMS

Variante da Covid-19 está presente em 98% das sequências genéticas analisadas em pesquisa

Foram confirmados mais de 760 milhões de casos da doença e cerca de 6,8 milhões de mortes acumuladas – Foto: JACK GUEZ | AFP

Dados sobre a atualização do monitoramento do coronavírus, feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta semana apontam que a variante Ômicron está presente em 98% das sequências genéticas e que o vírus continua evoluindo.

A OMS atualizou seu sistema de rastreamento e definições para variantes do SARS-CoV-2, vírus que causa a Covid-19. Isso é feito com o objetivo de avaliar independentemente sublinhagens da Ômicron em circulação e classificar novas variantes.

Segundo a OMS, a Ômicron representa mais de 98% das sequências publicamente disponíveis desde fevereiro de 2022. A pesquisa aponta que  estrutura genética da Omicron é a base mais provável a partir da qual novas variações do vírus podem surgir. Contudo, o surgimento de variantes completamente novas ou derivadas de outras linhagens não está descartada.

Desde o seu surgimento, as linhagens da Ômicron continuaram evoluindo geneticamente com uma gama crescente de sublinhagens, que foram caracterizadas por propriedade de evasão da imunidade da população existente. Em comparação com outras variantes, também é uma preferência para infectar o trato respiratório superior, em comparação com outras variantes, como Alfa, Beta, Gama e Delta.

Conforme a última atualização da OMS, foram confirmados mais de 760 milhões de casos da doença e cerca de 6,8 milhões de mortes acumuladas. Mais de 13 bilhões de doses de vacinas foram administradas até o momento no mundo.

Veja também